Fiat: três carros icônicos da montadora

Em 9 de julho de 1976, a Fiat iniciou sua trajetória no Brasil, a partir do Polo Industrial de Betim (MG), para se tornar a montadora líder. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2021 teve 22,1% de participação do mercado total. Dos mais de 16 milhões de carros produzidos, muitos se destacaram e foram fundamentais para a montadora italiana. Confira três deles!

Fiat Uno

O Fiat Uno foi lançado na Europa 1983 e um ano depois aqui no Brasil para suceder, a passos lentos, o 147. Com assinatura de Giorgetto Giugiaro, foi um dos automóveis mais revolucionários da Fiat. O desenho “quadradinho” fez com que o modelo fosse apelidado de Botinha Ortopédica.

O compacto de sucesso tinha um excelente aproveitamento de espaço, grande área envidraçada e oferecia soluções ergonômicas para o motorista. Por exemplo, o painel com comandos satélites, como do limpador do para-brisa.

O carro Uno brasileiro, no entanto, teve de se adequar às condições de nossas ruas e aos fãs do 147. Mas isso não foi um problema: pelo contrário, deixou o carro mais “exclusivo”. A plataforma utilizava elementos do hatch antecessor e a herança mais elogiada era a suspensão traseira. Enquanto o italiano tinha eixo de torção com molas helicoidais, o “canarinho” tinha o jogo independente, com feixe de molas transversal.

Fiat Fiorino

A primeira Fiorino foi uma picape e continuou com a mesma lógica da variante “comercial leve” do 147. Ou seja, usava base de um carro de passeio para virar um veículo de carga. O veículo nasceu em 1988 e foi, praticamente, o pontapé inicial para a empresa da Itália ser referência no segmento até hoje. Afinal, a Fiorino já vendia a imagem de robustez.

Com capacidade de carga de até 620 kg, possui caçamba generosa, a qual o volume chegava a 967 litros na área com 2,1 m². Para aguentar o tranco, a suspensão ganhou feixes de molas com quatro lâminas, porém, em 1994, implantou um robusto eixo rígido.

A Fiat Fiorino Pickup começou com motor 1.3, foi uma tendência, e logo depois adotou variantes com 1.0, 1.5 e também 1.6. Uma curiosidade é que o carro até teve uma inusitada série no canal MTV. Foi produzido até 1999, dando lugar a uma picape que fez ainda mais sucesso, a Nova Strada. Sua variante Furgão durou muito mais, até o ano de 2013. Foi quando uma segunda geração começou a ser baseada no novo Uno.

Fiat Argo

Em 2018, a Fiat deu uma bela renovada à sua gama compacta. O Palio, o Punto e o Idea saíram de cena e chegou o Argo. O “compacto premium” também ocupou a lacuna deixada pelo Bravo.

Com um estilo moderno, acabamento mais caprichado, novos motores Firefly e preços bastante agressivos, o compacto logo ascendeu. Agora, figura sempre entre os cinco carros mais vendidos em solo brasileiro, por isso é bem marcante.

 

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