FIT

Como os aminoácidos interferem na questão hormonal? – Treino Mestre

Uma dieta equilibrada, que contenha todos os nutrientes necessários, faz com que o corpo funcione da melhor maneira possível.

Neste sentido, quem treina visando a hipertrofia, o emagrecimento ou a melhora do desempenho, precisa ter a preocupação de utilizar os nutrientes da forma correta. No caso dos aminoácidos, por exemplo, estes podem estimular uma série de reações.

As mais conhecidas, são a reconstrução das fibras musculares ou de outros tecidos. Porém, o que muitas pessoas não levam em conta e até não conhece, é a interferência dos aminoácidos, na secreção hormonal.

Eles têm relação direta com a melhora na secreção de determinados hormônios. Porém, quando falamos em aminoácidos, estamos nos referindo a uma classe de nutrientes enorme.

Por isso, vamos nos referir mais especificamente aos aminoácidos essenciais, aqueles que precisam ser ingeridos a partir de fontes externas. Neste caso, o foco será nos conhecidos aminoácidos essenciais isoleucina, leucina e valina.

Estes são os aminoácidos que compõe o conhecido BCAA.

Como o BCAA influencia, de forma positiva na excreção hormonal?

Os aminoácidos essenciais, como o BCAA, precisam ser ingeridos por uma fonte externa.

Seja através da dieta, seja através da ingestão de suplementos, precisamos tê-los em nossa dieta, para que tenhamos um bom funcionamento do corpo.

Estes aminoácidos não podem ser formados pelo organismo e com isso, sua falta na dieta, ocasiona uma série de problemas.

 Além disso, segundo Rogero (2008) em indivíduos adultos, os aminoácidos essenciais são fundamentais para a manutenção das proteínas corporais, além de serem fonte de nitrogênio, que é usado também na síntese de alanina e glutamina.

Falando especificamente da questão hormonal, o BCAA atua diretamente na excreção e no controle de uma série de hormônios.

Veja alguns casos onde o BCAA influencia diretamente na melhoria da eficiência do sistema endócrino.

1- Modulação da função anabólica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *