Periodização de Treinamento: Para que serve, Tipos e Como Fazer

O planejamento correta da rotina de treino é um dos aspectos que influencia na obtenção de bons resultados na musculação.

Além de treinar de maneira intensa, para quem deseja melhorar diversas valências, tentar progredir e gerar uma adaptação no organismo é necessário para poder conquistar os objetivos no treino.

Porém, é muito confuso para aqueles que não tenham muita experiência na musculação conseguirem estruturar seu treino de maneira a periodizar seus estímulos.

Dessa forma, por não conseguir possuírem conhecimento sobre periodização algumas pessoas terminam por não atingir resultados almejados e também muitas vezes correm risco de lesão ao não ter uma programação adequada.

Por isso, neste artigo será abordado o conceito de periodização, tipos e como utilizá-la para render mais resultados com o treinamento de musculação.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Conceito de periodização de treinamento

A periodização no treinamento ocorre há muito tempo, mesmo que sem ter como base referência em estudos científicos, porém desde a antiguidade já há relatos de mitos e histórias mostrando que o ser humano era interessado em planejar o treino.

Com o passar do tempo diversos treinadores buscavam promover melhores ganhos em seus atletas, sendo Matveev um dos primeiros a propor um modelo de estruturação de treinamento para aumentar o rendimento.

Portanto, estudos científicos mostraram que um treinamento periodizado gera mais resultados que uma rotina de treino sem qualquer tipo de planejamento ou estruturação.

A periodização segundo Prestes et.al. (2016) é caracterizada por modificar os estímulos em intervalos programados com o propósito de gerar adaptações agudas e crônicas com o treinamento.

Sendo assim, diversas valências como força, potência e resistência podem ser desenvolvidas de maneira mais eficaz seguindo um modelo de periodização mais estruturado.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *