Valgo dinâmico, o que é, como tratar e quais os riscos? – Treino Mestre

Os desvios posturais, como o valgo dinâmico, passam desapercebidos na maior parte da população. Porém, problemas como ele, podem causar uma série de complicações. Afinal, um joelho desalinhado pode comprometer toda a mecânica do corpo.

No caso do valgo dinâmico, temos um problema menos intenso do que o joelho em valgo (Joelho em valgo, o que é, causas e como treinar), porém, se não houver tratamento, o problema se torna grande com o passar do tempo.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é valgo dinâmico?

O valgo no joelho é uma modificação na estrutura do mesmo, que pode ser articular ou muscular e que vai fazer com que ele seja “projetado” internamente. Há uma rotação interna dos joelhos.

No caso do valgo dinâmico, o joelho não possui, em posições estáticas, características de valgo. Porém, em movimentos como a flexão do joelho, ele “gira” internamente, como este vídeo mostra:

Valgo DinamicoWatch this video on YouTube

Basicamente, este é um desequilíbrio muscular, onde há mais tensão e menos flexibilidade em determinados músculos, que podem gerar este desequilíbrio.

O grande problema é que no valgo dinâmico, estamos com um desvio que aumenta consideravelmente a carga sobre os joelhos em uma situação de maior torque. Com isso, em longo prazo ele pode ser altamente prejudicial para a funcionalidade e desempenho nos treinos.

Como esta é uma desordem muscular, a melhora do valgo dinâmico acontece com exercícios específicos.

Como tratar o valgo dinâmico

No geral, o tratamento é feito por um fisioterapeuta, em conjunto com um educador físico. O diagnóstico do valgo dinâmico depende de vários fatores e deve ser feito por um profissional qualificado.

O diagnóstico é feito através de vários testes, com flexão de joelho em diferentes direções e situações. Além disso, ele pode ser feito com uma avaliação funcional ou multidisciplinar.

Já no que se refere ao tratamento, precisamos trabalhar com aumento do fortalecimento e flexibilidade, de uma forma geral.

Sempre treine com a orientação de bons profissionais. Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *