Treinamento de pliometria para corredores – Treino Mestre
Saber usar da maneira adequada os treinamentos complementares, faz com que o rendimento dos corredores melhore de maneira acentuada. Veja neste artigo mais sobre a utilização da pliometria no treinamento de corrida.
Muitos corredores levam o principio da especificidade, fundamental em qualquer treinamento desportivo, muito ao pé da letra.
Tanto, que muitos tem certa resistência em usar métodos anaeróbicos em seu treino, para a melhora do rendimento.
No sentido de mostrar o que de fato pode te ajudar, o artigo de hoje vai ser sobre o treinamento pliométrico para corredores!
De maneira simplista e reduzida, a pliometria é um método de treinamento de potência muscular, que utiliza energia elástica acumulada, para impor estímulos mais rápidos. Com isso, o praticante tem um aumento considerável de potencia muscular, nos membros trabalhados.
Hoje, a pliometria é consagrada em treinamentos de esportes como o vôlei e o basquete. Mas especificamente para corredores, ela ainda não é muito difundida.
Os benefícios deste tipo de treino são muitos e podem definir a melhora de uma marca.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Treinamento de pliometria para corredores, aspectos metodológicos e benefícios
De acordo com Jones et al. (2007) em corridas, embora a energia aeróbica tenha papel predominante a contribuição anaeróbica (sprint final, subidas e picos de ritmo) se faz importante.
Esses autores sugerem que a inclusão de formas de treinamento anaeróbio em um programa de corredores de longa distância pode ter algum efeito benéfico.