Quando devemos mudar o treino de musculação?
Os praticantes de musculação muitas vezes me perguntam se mantiver um treinamento durante certo tempo faz com que o corpo se adapte a tal sessão e se isso é prejudicial.
Na verdade quando falamos de treinamento físico não existem receitas prontas, ou parâmetros que se enquadrem a qualquer circunstância.
O que existem são evidências científicas que tem de serem levadas em conta para a manutenção ou troca de um tipo de treinamento.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Conceitos da periodização do treinamento
Antes de falarmos de quanto tempo devemos manter uma série, é importante deixar bem claro que isto deve ser planejado, estruturado e seguir uma ordem lógica.
Para te ajudar nisso vou lhe explicar os conceitos da periodização, que é um método muito utilizado com atletas, mas que com algumas adaptações pode muito bem ser utilizado por qualquer pessoa.
Primeiro vamos dividir o ano em um ciclo chamado de Macrociclo. Dentro deste Macrociclo iremos ter os mesociclos, que são períodos de 2 a 4 meses.
A última divisão são os microciclos, que são ciclos de 3 dias a 1 semana ( na musculação se usa geralmente microciclos iguais de 1 semana durante um mesociclo).
Simplificando, você separa seu treinamento no ano, em meses e em semanas. Assim o controle da carga e o acompanhamento da evolução ficam muito mais fáceis.
Para saber como funciona todo processo de periodização onde determinamos o tempo para se mudar o treino de musculação, temos um artigo completo aqui sobre periodização do treinamento e seus ciclos. Vale a leitura para compreender melhor todo processo.
Definindo ciclos e períodos de treinamentos
Na hora de definir como serão seus ciclos e como você deve dar ênfase para cada um deles é necessário você definir qual o seu objetivo para o macrociclo.