8 Dicas de como perder gordura sem perder massa muscular

Quem tem um treino de musculação bem estruturado sabe que existem fases onde tanto o treinamento quanto a dieta tem o foco na obtenção de massa muscular.

Nesse período, altas ingestões calóricas acontecem e quase que inevitavelmente se acumula gordura subcutânea, que prejudica a definição muscular. Desta forma, após atingir o volume muscular desejado, é hora de “secar” e diminuir seu percentual de gordura.

Até aí tudo certo, mas como fazer isso sem perder a massa muscular tão arduamente conquistada?

Existem diversas maneiras de se fazer isso e já adianto de antemão, é sim totalmente possível baixar o percentual de gordura sem perder massa muscular.

Assim como no período onde você buscava aumentar sua massa muscular, no período de diminuição do percentual de gordura, o treino e a dieta tem de estarem atrelados ao seu objetivo.

Você não vai conseguir seu objetivo se tiver um dieta rica em gorduras e carboidratos simples ou se o seu treino não for intenso o suficiente.

Mas se você espera encontrar fórmulas mágicas ou mirabolantes aqui, sinto te desapontar, não encontrará.

Nosso corpo segue alguns padrões, que mesmo com sua individualidade, acaba influenciando praticamente todas as pessoas.

Veja então alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de eliminar sua gordura corporal sem perder massa muscular.

8 dicas para perder gordura perdendo pouca massa muscular

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

1° Intensifique seu treinamento

Um dos erros mais comuns de quem quer “secar” é usar exatamente o mesmo treino do que quando estava na fase de ganho de massa muscular.

Se para a hipertrofia, apenas treinos compostos nem sempre tem um resultado tão positivo, para a queima de gordura eles podem ser de grande valia.

Isso por causa de uma característica muito importante, que é a produção de testosterona.

Como você vai ter um recrutamento muito maior de fibras musculares, seu sistema endócrino irá liberar mais testosterona. Mas isso só irá acontecer se o seu treino for curto e intenso.

Treinos longos, com mais de 40 minutos aproximadamente, irão causar a produção de cortisol, que é o hormônio oposto a testosterona e causa catabolismo de sua massa magra.

Invista em treinos que tenham uma intensidade elevada e não ultrapassem muito a barreira dos 40 minutos na totalidade.

Além de tudo isso, uma outra característica é muito importante para quem busca baixar seu percentual de gordura de forma eficaz, sem perder massa magra.

Veja aqui uma lista de exercícios compostos que devem estar presente em seus treinos.

8° Treino em circuito pode ser uma estratégia em alguns períodos

Assim como a guerrilha cardio e o treino HIIT são eficientes na queima de gordura sem perder tanta massa muscular, o treino em circuito (intercalando exercícios de musculação com aeróbico) usando apenas exercícios compostos, costuma ser uma ótima alternativa e apresenta bons resultados na queima de gordura.

Os principais exercícios compostos são:

É a paciência e o foco!

Nesta fase é necessário muito foco para manter a disciplina e não descuidar nem da dieta, nem do treino e nem do descanso.

E paciência para aguardar os resultados, que não vão aparecer da noite para o dia. Por isso, tenha foco no objetivo e paciência para que o processo ocorra de forma natural. Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *