5 elementos fundamentais em um treino de musculação que funcionam! – Treino Mestre
Muitas pessoas praticam musculação sem conseguir resultados significativos. Por isso, selecionamos 5 elementos fundamentais para um treino de musculação que funcione de verdade!
Ir para a academia muitos vão, ter resultados nem todos. Muitas pessoas até se dedicam, mas não conseguem resultados de grande proporção em seus treinos. Em muitos casos, isso ocorre por falta de foco, por não levar a dieta a sério e não treinar da forma que deve. Em muitos casos, existem pessoas que não tem resultados efetivos por cometerem os erros mais básicos em seus treinos.
Certamente, se estes erros forem evitados, teremos resultados muito melhores em termos de hipertrofia, emagrecimento ou qualidade de vida. Por isso, selecionamos os 5 elementos fundamentais de um treino de musculação, e com isso, dar um norte a ser seguido.
Já de antemão quero salientar que não vou citar a dieta, pois isso fugiria um pouco da questão proposta. Porém, todos sabem e eu sempre preconizo, que ela é a base para termos bons resultados!
Ao final do artigo deixamos um link para um artigo importante, onde abordamos essa parte da dieta para hipertrofia.
O que não pode faltar em seu treino de musculação
1. Periodização
Às vezes eu acho que me torno repetitivo em falar disso. Porém, a importância da periodização na musculação é tanta, que não posso começar um artigo como este sem falar dela. Não importa o modelo de periodização que você escolha, desde que ela seja bem feita e estruturada.
Quando temos uma periodização bem montada, fica muito mais fácil conseguir acompanhar os resultados e principalmente, entender onde erramos. Por exemplo, se você tem uma periodização feita no modelo clássico, onde temos mesociclos geralmente muito bem definidos quanto a objetivos. Neste sentido, fica fácil enxergar os momentos onde estamos acertando e errando no treino.
A periodização nada mais é do que o planejamento estratégico de seu treino. É um mapa em direção a um objetivo. Por isso, ela é fundamental! Salvo raros casos e objetivos, não temos como ter bons resultados em longo prazo, sem a presença constante de uma boa periodização. Como ela envolve fatores técnicos e ligados a controle de carga, adaptação geral e específica e respostas fisiológicas, ela deve ser feita por um profissional capacitado!
Leia também => Conheça os diferentes modelos de periodização para a musculação
2. Estímulo e recuperação
Parece básico, mas muitas pessoas não levam isso em conta. Para que o treinamento, seja qual for o objetivo, dê certo, precisamos de um estímulo adequado, seguido de um período de recuperação. Este é o básico do básico do treinamento, mas que não pode ser deixado de lado.