Levantamento Terra: Para que Serve e Como Fazer (Mais Resultados)

Dentro das salas de musculação na academia, são diversos os objetivos de seus praticantes, os quais vão da melhora da qualidade de vida a estética corporal.

Para poder planejar o treinamento é muito importante a seleção de exercícios, sempre respeitando as necessidades e objetivos individuais de cada pessoa, tornando sua rotina mais efetiva e segura.

Sendo iniciantes ou avançados é sempre aconselhável a presença de exercícios multiarticulares em um programa de treinamento, pois estes recrutam os grandes grupos musculares em um único movimento.

Dentre os principais exercícios na musculação está o levantamento terra (exercício “deadlift” em inglês), o qual é muito discutido no meio científico, onde são estudados seus possíveis efeitos no treinamento.

O levantamento terra é considerado pelos mais experientes na musculação assim como os powerlifters um dos três grandes exercícios básicos no treinamento com pesos.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Músculos ativados

Por ser um exercício multiarticular, muitos músculos são trabalhados direta e indiretamente.

Ao realizar o levantamento terra o principal movimento realizado é a extensão de quadril e extensão de joelho.

Sendo assim os principais músculos ativados diretamente são:

E indiretamente são ativados durante o exercício levantamento terra:

[irp posts=”4988″ name=”Análise eletromiográfica do levantamento terra”]

5 Benefícios

Este tipo de pegada é caracterizada por uma mão estar na posição supinada e outra pronada e é muito utilizada por competidores powerlifters.

A não ser que seja um competidor, o custo benefício desta pegada não vale a pena, pois pode levar a um desequilíbrio de força nos antebraços e dependendo da carga, até a uma lesão no bíceps.

Em alguns casos o levantamento terra, apesar de ser um ótimo exercício, pode necessitar de uma adaptação ou ser contraindicado, devido a algumas condições ou patologias presentes em alguns indivíduos.

Assim devido a dor ou desconforto algumas pessoas podem não conseguir realizar o exercício de maneira mais efetiva e segura.

Portadores de lesões musculares na lombar

Por não conseguir realizar o exercício sem sentir dores, o levantamento terra pode não ser a atividade mais indicada para estas pessoas.

Portadores de hérnias e protusões discais

Indivíduos que sofram crises causadas por este tipo de lesão, também podem não ter maiores benefícios do levantamento terra por causa de sua condição.

[irp posts=”14068″ name=”Levantamento terra para quem tem hérnia de disco, é possível usar com segurança?”]

Variações

O levantamento terra possui algumas adaptações que modificam um pouco a sua execução e postura, e mudam o enfoque do exercício.

Levantamento terra sumô

Neste exercício há uma mudança na posição das pernas em relação ao convencional, o que diminui um pouco a carga da região lombar.

Ao realizar esta variação, para começar os pés devem estar posicionados abaixo da barra e ligeiramente apontados para fora.

As pernas devem estar mais afastadas do que a linha do quadril, segurar a barra com pegada pronada e as mãos na mesma linha dos ombros.

Depois de segurar a barra, levantar o corpo estendendo os joelhos até estar de pé e depois descer até descansar a barra novamente no solo.

Abaixo um vídeo com a execução e postura correta:

Super Treino de Pernas e Glúteos Completo – 20 Melhores Exercícios!Watch this video on YouTube

[irp posts=”2961″ name=”Levantamento terra e Stiff: Entenda as diferenças e a execução correta de cada exercício”]

Levantamento terra com halteres

Esta variação serão usados um par de halteres ao invés da barra, o que exige um pouco mais de coordenação de quem for realizar o exercício.

Com dois halteres no solo, flexione as pernas e segure cada halter.

Depois mantendo a coluna em posição neutra, estenda os joelhos até estar de pé e depois retorne à posição inicial.

Vídeo abaixo com a execução correta:

Levantamento Terra com HalteresWatch this video on YouTube

Como incluir na rotina de treinamento

Muitos praticantes ficam com dúvidas no momento de incluir o levantamento terra no treino de costas ou pernas, no inicio ou no final do treinamento.

Apesar de o exercício recrutar músculos como trapézio, eretores da espinha e latíssimo do dorso, sua principal ação é realizada pela posterior da coxa e glúteos, o que o torna mais eficaz no treino de inferiores.

É recomendado também deixar um dia de descanso entre o treino de pernas e dorsal para não comprometer o rendimento do treino e não sobrecarregar os músculos da região lombar.

O levantamento terra é recomendável que seja realizado no inicio do treino, pois os níveis de energia estão mais altos, para assim poder fazer o exercício com mais intensidade.

Porém deve ser levada em conta variáveis como intensidade, volume e frequência do treinamento, assim como também deve ser considerada a rotina de treino para incluir o exercício de maneira mais efetiva.

[irp posts=”7192″ name=”Levantamento terra, devo usar em meu treino de pernas ou de costas?”]

Concluindo

O levantamento terra é um excelente exercício para quem quer força e massa muscular e a sua inclusão na rotina de treino pode trazer estes e mais benefícios.

Devem ser consideradas as individualidades de cada pessoa, sendo assim muitos fatores devem ser levados em conta antes de montar uma rotina de treino.

Um profissional de Educação Física deve ser consultado para orientar de maneira efetiva e segura a prática do exercício físico.

Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *