Joelho em valgo, o que é, causas e como treinar – Treino Mestre

O joelho é a articulação mais complexa de nosso corpo, em termos estruturais. Ali, absorvemos grande parte dos impactos e temos uma das bases para o deslocamento e funcionalidade.

Porém, mesmo com tantas complexidades e importância, o joelho não é uma articulação com grandes variações de movimento.

Temos a flexão e extensão e um pequeno grau de rotações. Por isso, quando a articulação possui desordens como o joelho em valgo, aumenta-se em muito o risco de lesões.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é joelho em valgo?

Em condições normais, o joelho deve estar alinhado anatomicamente com o tornozelo e o quadril. Com isso, as cargas e impactos são dissipados entre estas 3 articulações.

Por questões mecânicas, caso este alinhamento não esteja adequado, há maior desgaste em uma das estruturas. No caso do joelho em valgo, é nesta articulação que temos mais desgaste.

O joelho em valgo possui uma forma com rotação interna, como na imagem:

Basicamente, o joelho em valgo é quando temos uma rotação interna do quadril e do joelho. Esta condição faz com que as cargas que incidem sobre estas articulações se tornem muito mais lesivas.

As razões para que uma pessoa possua joelho em valgo podem ser muito variadas. Pode ser alguma má formação óssea ou mesmo, uma má postura e desequilíbrios musculares.

Segundo Silva (2011) diferenças de mais de 30° de rotação interna entre joelho e quadril já pode ser classificados como valgo.

Como saber se tenho joelho valgo?

Quem deve fazer esta avaliação é o fisioterapeuta ou ortopedista. Porém, é possível ter uma ideia se você precisa ou não procurar ajuda profissional, com um teste muito simples:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *