Quadril em anteversão ou retroversão, o que é e como resolver?

 

Dentro da mecânica do corpo humano, o quadril é a estrutura mais próxima (em sua totalidade) de nosso centro de equilíbrio. Desta maneira, é natural que problemas posturais reflitam diretamente na mecânica do quadril.

Dentro deste cenário, o quadril em anteroversão também conhecido como anteversão ou retroversão, é um dos problemas mais comuns na população em geral.

Isso faz com que todo o complexo articular da coluna seja prejudicado. Muitas pessoas que desenvolvem problemas como hérnia de disco, hiperlordose, escoliose e outros, tem na verdade, um destes problemas de quadril.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é anteversão de quadril?

A anteversão de quadril é quando o alinhamento está errado, direcionado a pelve para frente e gerando o “bumbum arrebitado”. Veja na imagem:

Neste caso, o quadril em anteversão gera uma hiperlordose na porção lombar da coluna. Este é um problema bastante comum. Muitas mulheres desenvolvem este tipo de desalinhamento por causa do uso excessivo de sapatos de salto alto.

Retroversão de quadril

No caso da retroversão de quadril, temos a pelve direcionada para “trás”, gerando uma perda da curvatura lordótica da lombar. Veja na imagem:

Este é um quadro onde muitas pessoas que o possuem, sentem dores constantes na lombar.

Outro ponto fundamental na melhora da retroversão pélvica, é a postura. Muitas pessoas desenvolvem este quadro, por passarem muitas horas sentadas em posições inadequadas. O realinhamento postural passa também pela melhora da conscientização do movimento.

Por isso, é fundamental um trabalho mais amplo, que inclui também uma melhora da consciência corporal.

Por exemplo, há muitas pessoas que apresentam a retroversão pélvica ao agacharem. O primeiro ponto é melhorar a flexibilidade e a estabilização, mas também é fundamental uma melhora na consciência do movimento também.

Eu já mostrei como deve ser o alongamento de cadeia posterior, neste artigo (Alongamento de cadeia posterior, veja sua importância e como executar).

Práticas para melhorar o alinhamento do quadril

É possível, com um acompanhamento adequado na musculação, reduzir este quadro de desalinhamento de quadril. Porém, há outras formas e práticas que também podem ser usadas.

Por exemplo, o Pilates trabalha muito com a conscientização da posição do quadril e alinhamento do mesmo. Neste caso, ele é uma ótima ferramenta para melhorar o desalinhamento do quadril, independentemente se é uma retroversão ou anteversão.

Além disso, ainda temos a Yoga, o RPG e a fisioterapia tradicional, que podem ser de grande ajuda, dependendo de cada caso.

O mais importante neste quadro é não parar com a musculação, mas sim, adaptá-la para resolver este problema. Caso contrário, ele pode se agravar e se tornar ainda maior.

Melhorar o alinhamento do quadril é fundamental para sua funcionalidade e para os resultados de seu treino. Se você sente dores que não tem uma explicação ou sente que tem um destes problemas, procure um profissional capacitado.

Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *