Você faz aula de Step? Cuidado com as lesões – Treino Mestre

Uma modalidade de ginástica em grupo que teve muitos adeptos, principalmente nos anos 90 e início dos anos 2000. Hoje, com diversas variações, o Step ainda é muito forte em algumas regiões. Veja por que você precisa ter cuidado para não se lesionar nesta modalidade!

Uma modalidade de ginástica em grupo que teve muitos adeptos, principalmente nos anos 90 e início dos anos 2000.

Hoje, com diversas variações, o Step ainda é muito forte em algumas regiões. Veja por que você precisa ter cuidado para não se lesionar nesta modalidade!

A aula de Step é bastante agitada, onde com este pequeno implemento, ao som de uma música agitada, as pessoas fazem movimentos, sequencias de saltos, passadas e agachamentos. Parece uma aula bastante interessante e animada. E é mesmo!

Porém, diversos estudos relacionados as populações que praticam este tipo de exercício, vem mostrando uma alta incidência de lesões, principalmente articulares, nas regiões dos joelhos e dos tornozelos.

Neste sentido, diversos professores desta modalidade já realizaram cirurgias reparadoras e muitos ainda, tiveram que deixar de lecionar a modalidade.

Vamos avaliar por que o Step, quando praticado como única modalidade de exercício, pode vir a ser lesivo.

Por que o Step é lesivo?

Basicamente, o Step se torna lesivo por duas situações: impacto sequencial e posicionamentos não naturais de algumas articulações.

Diversos movimentos do Step causam, por exemplo, rotações de joelho excessivas.

Neste momento, os defensores da modalidade devem estar me difamando, afirmando que diversas outras modalidade também tem este tipo de estímulo. E vou dizer, concordo com cada um deles! Mas vou continuar a minha explicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *