Cadeira abdutora: Para que serve, execução e músculos envolvidos – Treino Mestre

A construção de um corpo bonito, funcional e forte, envolve muitos detalhes. Muito mais do que apenas treinar seguindo as “receitas de bolo” é importante que você se preocupe com o todo.

Neste sentido, usar corretamente em seu treino a cadeira abdutora vai fazer com que você não apenas evite lesões, como também tenha melhores resultados.

A cadeira abdutora é um exercício simples, que no geral, é feito em um equipamento específico. O trabalho com músculos abdutores pode ser feito, também, com elásticos. Porém, em muitos casos, não tem a mesma efetividade.

Mas antes de falar mais sobre as formas de trabalho da cadeira abdutora, é importante entender que músculos são trabalhados neste movimento!

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Cadeira abdutora, músculos envolvidos

Responda rapidamente, a cadeira abdutora faz parte do treino de qual grupamento muscular? Pernas, correto? Pois saiba que nenhum músculo localizado especificamente na coxa, realiza o movimento de abdução.

No caso da cadeira abdutora, os movimentos que realizam este movimento estão todos na região do quadril. Mais especificamente, são os músculos que compõe os glúteos.

Os músculos responsáveis pela abdução de quadril são:

Devido ao movimento, muitas pessoas acreditam que a cadeira abdutora seja efetiva também para o trabalho com o glúteo máximo. Porém, este músculo realiza apenas a extensão do quadril e a rotação lateral. 

O primeiro mito que precisa ser quebrado é de que a cadeira abdutora trabalha com o glúteo máximo. Isso reduz sua importância dentro do treino de musculação? De forma alguma!

Os músculos trabalhados pela cadeira abdutora, tem uma importante função estabilizadora. Mas antes de falarmos disso, é importante falar de sua execução!

Execução correta da cadeira abdutora

Cadeira Abdutora: Como fazer e Postura corretaWatch this video on YouTube

O exercício de cadeira abdutora é em tese, bem simples. Não há necessidade de uma grande estabilização e o movimento é básico. Porém, é importante manter a coluna e o quadril estabilizados.

O movimento precisa ser, exclusivamente de abdução de quadril. Não há a necessidade de qualquer outro movimento na realização da cadeira abdutora.

A justificativa dela, é que isso potencializa o trabalho do glúteo máximo. Mas será que isso tem algum fundamento? Se você acreditava nisso, desculpe, mas esta variação é uma aberração cinesiológica.

Não há como, na cadeira abdutora, termos uma solicitação do glúteo máximo. Este músculo em questão, realiza apenas dois movimentos: extensão de quadril e rotação lateral.

Desta maneira, inclinar o corpo para a frente, vai no máximo, aumentar um pouco a isometria deste músculo. Ou seja, em termos estéticos, não terá efeito algum!

Leia também:

+ Cadeira adutora, como utilizar corretamente em seu treino?

Além disso, esta inclinação do tronco fará com que a mecânica do movimento seja prejudicada. Ou seja, não há nenhuma razão para utilizá-la em seu treino.

Quem garante o contrário, não conhece nem o básico de cinesiologia.

Está vendo como é importante treinar com a orientação adequada? Quantas “celebridades fitness” você já viu fazendo esta variação?

A utilização correta da cadeira abdutora em seu treino é fundamental para trazer mais segurança e bons resultados para seu treino.

Por isso, é de fundamental importância que você a utilize adequadamente. Sempre treine com a orientação adequada. Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *