FIT

Escoliose e Musculação: Como melhorar, Exercícios e o que Evitar

A coluna é nossa base de sustentação. Mas para que ela tenha uma distribuição de impactos e cargas eficiente, precisa de um alinhamento específico.

Por isso, temos que buscar sempre manter o alinhamento da coluna, para evitar lesões e dores persistentes.

Neste sentido, a escoliose é um dos desvios posturais mais comuns e a musculação, quando bem aplicada, ajuda e muito a reduzir os problemas ocasionados por ela, corrigindo o alinhamento.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é e principais causas da escoliose

Todos nós temos duas curvaturas na coluna que são consideradas normais, a cifose e a lordose.

Somente quando estas curvaturas se tornam muito amplas é que são consideradas patológicas.

Já a escoliose sempre é patológica e não esta enquadrada nas curvas naturais da coluna. Ela pode ser em formato de C ou de S, sendo que o tratamento muda conforme sua forma.

Uma pessoa que tenha escoliose, tem uma amplitude de movimento e estabilização mais reduzida, portanto não pode praticar a musculação como uma pessoa que tenha uma coluna normal.

É lógico que existem diversos graus de escoliose, e dizer que todos os portadores podem fazer tal exercício, ou não podem fazer, seria totalmente errado de minha parte.

A escoliose se divide em vários graus e as causas também são de extrema importância para que possamos ter um treino que ajude, e não piore a situação.

Existem 3 causas de escoliose:

Que ocorre graças a um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou então da fusão das costelas durante a fase de desenvolvimento do feto ou do recém-nascido.

Um comentário sobre “Escoliose e Musculação: Como melhorar, Exercícios e o que Evitar

  • I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *