Treino para triathlon, como estruturar e melhorar o desempenho? – REVISTA VIGOR

O treino para triathlon é um dos mais complexos de serem montados e melhorar o desempenho sempre é um grande desafio. Veja neste artigo completo, como isso deve ser feito!

O triathlon é sem sombra de dúvidas, um esporte desafiante e complexo. Ele une 3 práticas esportivas e necessita de muito planejamento e um treino muito bem montado.

Afinal, temos 3 modalidades diferentes, predominantemente aeróbicas, mas com suas peculiaridades. Além disso, ainda temos toda a interconexão entre as modalidades.

Neste sentido, é fundamental entender como deve ser a prática e o treinamento, para aperfeiçoar a prática do triathlon.

Treino para triathlon, por onde começar?

O triathlon é um sonho para muitos. Porém, a grande maioria não tem determinação para manter por um período adequado, os treinos e a dieta.

O primeiro ponto para seu treino de triathlon é a base. Se você é uma pessoa sedentária ou não treina há pelo menos 1 ano, comece por outras modalidades. Corra, faça natação ou bike e vá treinando no máximo duas delas. Mas treinando de verdade, buscando distancias maiores e mais intensidade.

Começar diretamente no triathlon é loucura. Você levará anos para ter um desempenho mínimo ou até mesmo, para completar uma prova. Por isso, é fundamental que você busque ser bom em uma destas provas primeiro, para depois investir no triathlon.

Se você já pratica uma das provas do triathlon com qualidade e quer partir para esta modalidade, temos que seguir alguns pontos também.

O primeiro, é definir um planejamento. Eu particularmente, te indicaria começar pelo fast triathlon, para seguir uma crescente no desempenho. Mas isso não é via de regra.

O mais importante, o princípio de qualquer treino de triathlon é a base de treino. Depois, precisamos pensar nas especificidades de cada esporte e trabalhar, primeiro isoladamente e depois de forma integrada, cada um deles.

Planejamento de treino para triathlon

De forma geral, um planejamento de treino para triathlon precisa ter:

– Natação;

Muitos triatletas chegam a ter 10 a 12 treinos por semana. Em alguns casos, 2 treinos por dia são necessários. Mas isso não é via de regra. É uma questão de analisar a rotina de cada um.

Afinal, temos que ter muitos treinos, mas a regeneração muscular e metabólica também não pode ser deixada de lado. Por isso, a periodização é fundamental.

4- Integre as modalidades

Não adianta você treinar sempre em separado as modalidades do triathlon. Você vai precisar, em vários momentos, integrá-las. Por exemplo, começar com a natação e ir para o ciclismo na sequência.

Caso contrário, você não estará treinando com a especificidade necessária. Nas provas de triathlon, não há tempo de descanso entre as modalidades. Portanto, o treino precisa também levar isso em conta e trazer esta realidade.

5- Se possível, nade também no mar

Um problema muito comum nas provas de triathlon, são os atletas que “quebram” na natação já. Isso porque, traçam uma estratégia com base em seu tempo e ritmo de natação em piscina. Mas o mar envolve outras complexidades, como as correntes ou a água mais “densa”.

Por isso, se for possível, treine natação no mar sempre que possível. Isso vai trazer a especificidade da natação que será usada na competição.

6- Vá aumentando a intensidade dos treinos de forma constante

Com o passar do tempo, é importante ir trabalhando com intensidades mais altas. Tente fazer as mesmas distancias, com um tempo um pouco menor. Isso aumentará a resistência específica e ainda trará uma melhora no desempenho.

É muito importante tomar cuidado para que você não erre na mão, principalmente no dia da prova e acabe “quebrando”. Mas ir, aos poucos, aumentando a intensidade dos treinos é fundamental.

7- Cuide muito bem de sua recuperação muscular

Sem regeneração muscular, não há como ter um bom desenvolvimento. Treine sempre com inteligência. Como o triathlon exige um nível mais elevado em termos de volume de treino, tome muito cuidado com a recuperação muscular. Para isso, estratégia e inteligência é fundamental. Por exemplo, se você fez um treino forte de ciclismo ou corrida, faça um regenerativo de natação no próximo. Isso vai ajudar na recuperação e trazer mais rodagem de treino também.

8- Perto da prova, faça um bom Taper

Já falamos em Taper aplicado a musculação (Planeje seu taper e tenha excelentes resultados na musculação). Mas ele é fundamental no triathlon. Basicamente, ele consiste em uma redução planejada no volume de treino, alguns dias antes da prova.

Quantos dias e de que forma você vai reduzir, depende de seu planejamento. Mas ele é fundamental para que os músculos se regenerem e os substratos energéticos estejam 100% no dia da prova.

O treino de triathlon tem vários desafios. Aqui, apresentei para você algumas soluções. Mas elas não substituem o trabalho de um bom treinador. Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *