Cloreto de magnésio PA: Para que serve, Como tomar e 22 Benefícios

O suplemento de cloreto de magnésio P.A. tem se mostrado eficiente em alguns tratamentos, além dos benefícios que o magnésio proporciona a nossa saúde. Veja também se ele emagrece, contraindicações, efeitos colaterais, relatos e onde comprar.

O cloreto de magnésio é um mineral presente naturalmente em nosso corpo (apenas o magnésio).

É um dos mais importantes componentes do organismo. Sem ele, seria impossível que pudéssemos viver.

Algumas das funções mais importantes do nosso sistema nervoso e do metabolismo são atribuídas ao cloreto de magnésio.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Para que serve o cloreto de magnésio P.A?

 O cloreto de magnésio serve para repor as quantidades de magnésio em falta no organismo. O cloreto de magnésio PA é, na verdade, um suplemento. O que está presente no organismo em sua forma natural é o magnésio.

Existem muitos fatores que diminuem a quantidade de magnésio presente no organismo, dentre eles, a maioria por descuido da alimentação ou pela aquisição de hábitos não saudáveis como o alcoolismo, o tabagismo, a má alimentação, o descuido com o tratamento do Diabetes, etc.

Alguns outros problemas de saúde como pressão alta, refluxo e gastrite também podem levar a uma diminuição dos níveis de magnésio no organismo.

Ele é extremamente importante para o corpo, e sem ele muitas funções se tornaram deficientes, como funcionamento celular, do sistema nervoso, do miocárdio e da musculatura.

Qual a diferença entre cloreto de magnésio e cloreto de magnésio P.A ?

Algumas pessoas ficam na dúvida entre comprar um outro, mas antes disso, saiba o que é esse suplemento mineral.

Basicamente, funciona como qualquer outro suplemento que contém magnésio, com o objetivo de suprir essa falta no organismo.

3- Tabagismo e alcoolismo

O cloreto de magnésio também é responsável por “limpar” o fígado de quem consome muito álcool ou fuma.

Como ele também é componente importante do sistema nervoso é um remédio natural para prevenir o estresse, depressão e a ansiedade.

4- Dores e inflamações nas articulações e nervos

O cloreto de magnésio P.A tem se mostrado um excelente aliado no tratamento (diminuição das dores) de hérnia de disco (dor ciática), tendinites, artrite, artrose, osteoartrite e reumatismo. Também em dores na coluna e nas articulações de joelhos e ombros.

5- Você sofre de cólicas menstruais e crises da TMP ?

Por que algumas mulheres tendem a ter mais cólicas menstruais que outras ?

Porque em alguns casos, pode estar ligado à ausência de magnésio que facilita na regulação dos hormônios e ameniza dores.

6- Sofre de intestino preso ?

Por apresentar uma ação laxante e auxiliar no relaxamento intestinal, o cloreto de magnésio reduz esse quadro desconfortável.

Ideal para quem pratica dietas com baixo carboidrato.

7- Por que esse mineral pode acabar com sua insônia ?

Ajuda no relaxamento e melhora na qualidade de sono, evitando noites mal dormidas.

Você anda com falhas de memória ou dificuldade de reter novos aprendizados ?

Para evitar morte das células e doenças degenerativas, o magnésio é excelente para estimular a memória e aprendizagem.

Com esse mineral, seu cérebro trabalha com mais produtividade, pois aumenta a elasticidade e melhora as conexões neurais.

Além disso, o cloreto de magnésio P.A ainda pode ajudar a:

Leia também:

Magnésio: O que é, Para serve, 7 Benefícios e Fontes

Cloreto de magnésio pode ajudar a emagrecer?

O cloreto de magnésio ajuda a emagrecer sim, mas não porque atua bioquimicamente na queima de gordura, e sim porque diminui a ansiedade e o cansaço físico.

Ao diminuir a ansiedade, o cloreto de magnésio também aumenta a saciedade, fazendo a pessoa sentir menos fome ao longo do dia. Pessoas com ansiedade geralmente acabam comendo mais. E em geral, alimentos mais ricos em gorduras e açúcar.

Apesar de o cloreto de magnésio ajudar a emagrecer, é importante que antes você procure um nutricionista para saber se não há restrições. Abaixo, seguem as contraindicações.

Tem contraindicação ?

Embora o magnésio pode ser benéfico para os bebês e à gestante, pode gerar sérios riscos durante a gravidez.

Portanto deve consultar um médico antes e jamais tomar por conta própria caso esteja grávida.

O cloreto de magnésio PA não de ser consumido por pacientes com problemas renais e cardíacos também.

Indicações

O cloreto de magnésio é indicado por quem sofre de insonia, dores articulares, cansaço crônico, ansiedade e depressão, Diabetes e outras doenças.

É recomendado também para quem possui uma rotina mais agitada e não tem tempo de preparar refeições completas que possam suprir naturalmente a quantidade de magnésio.

Como tomar? Qual a quantidade recomenda de cloreto de magnésio P.A?

Você poderá encontrar o cloreto de magnésio P.A tanto líquido quanto em cápsulas ou tabletes.

Caso você compre a barra de cloreto de magnésio, poderá misturar na água você mesmo.

Nesse caso, use 30 gramas de magnésio para um litro de água. Basta misturar o magnésio.

Evite usar colheres de alumínio, já que elas podem soltar resquícios do metal. Use uma colher de madeira, de preferência.

É importante também que você ferva a água antes e deixe-a esfriar para então fazer a mistura.

Ao ferver a água, você elimina impurezas, bactérias e também alguns componentes da água potável.

Suplemento em cápsulas

Instituições nacionais e internacionais de saúde recomendam uma dose diária 300mg de cloreto de magnésio.

A quantidade diária depende também das suas necessidades, idade e objetivos e principalmente a indicações de um profissional da saúde.

Para adultos, o comum é ingerir uma dose de até 350 mg por dia. Isso dá algo em torno de duas colheres de chá do produto.

Para crianças e adultos com menos de 30 anos, o recomendado é que essa quantidade seja diminuída pela metade, para não exceder o recomendado por dia.

O preço vai depender muito do fabricante, e qual versão está sendo vendida (cápsulas ou em pó) e quantidade.

Relatos sobre os resultados

TESTEI CLORETO DE MAGNÉSIO P AWatch this video on YouTube

Preço e onde comprar

Você pode comprar o cloreto de magnésio P.A em lojas físicas e virtuais de suplementos alimentares, como também em farmácias.

Algumas lojas pesquisadas na internet, nos retornou que a embalagem de 60 cápsulas com 300mg ou 500mg cada cápsula, tem seu preço em torno de R$25,00.

Efeitos colaterais

O cloreto de magnésio pode causar alguns efeitos colaterais se consumido em excesso.

Dor na região do abdômen, diarreia e enjoo são alguns dos efeitos.

Quando a quantidade diária é excedida, o cloreto de magnésio pode causar um acúmulo grande de magnésio que pode levar a complicações graves, como o comprometimento da função dos rins, que podem inclusive parar de funcionar.

Veja os principais efeitos colaterais:

Fontes nos alimentos. Como enriquecer a dieta com o magnésio?

Uma alternativa ao cloreto de magnésio é aumentar a quantidade de alimentos ricos em magnésio à sua dieta.

É muito importante que mesmo sem consumir o suplemento você se alimente com alimentos ricos no mineral, já que uma de suas principais funções é contrair a musculatura.

Abaixo, segue uma lista com seis alimentos ricos em magnésio que podem melhorar o funcionamento do seu organismo como um todo:

1. Espinafre:

A cada 200g da verdura, é possível ingerir aproximadamente 160 mg de magnésio. Dê preferência a ela crua, pois alguns nutrientes e vitaminas não são perdidos no processo de cozimento.

2. Cavala:

A cavala, ou cavalinha, é um peixe semelhante à sardinha. Cada 200g de cavalinha equivalem a quase 200 mg de magnésio. Experimente fazer cozida ou refogada, evitando a fritura.

3. Banana:

A banana é fonte de magnésio, sendo que a cada 200g da fruta é possível ingerir 54 mg de magnésio. Ela é excelente para casos de câimbra.

4. Chocolate amargo:

Eis uma notícia de que todos vão gostar! Chocolate amargo é uma excelente fonte de magnésio.

Ele é um dos alimentos que mais contém o mineral. Em uma porção de 200g (uma barra), é possível ingerir até 700 mg de magnésio. Mas é claro que você não irá comer uma barra inteira! Coma o chocolate amargo com moderação!

5. Amêndoa:

200g de amêndoa podem oferecer até 160 mg de magnésio. Outras oleaginosas como a noz, o amendoim e a castanha também contêm quantidades significativas de magnésio, além de fornecerem gorduras muito importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.

6. Castanha de caju:

Outra oleaginosa rica em magnésio. Uma porção de 200g da castanha de caju oferece até 500 mg de magnésio. É uma excelente opção de tira gosto.

Procure a castanha em mercados públicos, onde o preço é geralmente um pouco menor (ela costuma ser cara em mercados comuns).

O ideal é que no momento do preparo de alguns alimentos como a alcachofra, espinafre ou couve, ou alguns legumes que precisem ser fatiados, não haja muitos cortes.

Evite também tirar a casca dos alimentos, pois é ali que se concentram as maiores quantidades de vitaminas.

Outra dica é que, caso você acabe cozinhando as verduras ao invés de comê-las cruas na salada, evite ferver em água ou cozinhar a um ponto em que elas quase se dissolvam.

Coloque de três a quatro dedos de água em uma panela e cozinhe os legumes e verduras no próprio vapor.

Isso irá garantir que eles fiquem com uma textura agradável e ao mesmo tempo conservem suas vitaminas e minerais, como o magnésio.

Lembre-se que o excesso de magnésio pode causar os efeitos contrários no seu organismo.

Tenha uma dieta rica e equilibrada, mas nunca em exagero. Não se esqueça de sempre manter uma rotina de exercícios físicos também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *