Tontura nos treinos? 6 Causas e como evitar! – Treino Mestre

Você está bem, treinando de forma intensa e com boa disposição. De repente, sente tonturas fortes. Já sentiu isso? Sentir tonturas nos treinos de musculação ou em qualquer outro exercício, é algo até comum.

No geral, isso não significa um grande problema ou algo com o que se preocupar. Lógico, se isso acontecer de forma muito intensa e frequente, você deve procurar um médico.

Mas as razões para a tontura durante os exercícios, são explicadas geralmente, pela fisiologia!

Porque sinto tontura durante os treinos?

Primeiramente, o treino traz uma quebra de homeostase. O corpo se sente “agredido” e com isso, desencadeia uma série de reações, que vão desde a secreção de determinados hormônios, até o aumento da frequência respiratória e cardíaca.

Além disso, dependendo do treino, há ainda a variação do posicionamento da cabeça (agachamento ou mesmo ao levantar do Leg Press 45°, por exemplo) e isso “agride” o sistema vestibular.

Neste caso, o que te faz sentir tontura durante os treinos, é bastante variado. Há diferentes razões e no geral, todas elas têm “solução”.

Razões que te fazem sentir tontura durante os treinos

Há várias situações que podem gerar tonturas durante os treinos. Selecionamos as principais e as principais soluções.

1- Hipotensão hipotensão ortostática (HO) ou hipotensão postural

Uma causa muito comum. Basicamente, ao mudar de posição, você faz com que haja uma redução na pressão sanguínea e isso gera tonturas.

Acontece muito em exercícios onde há mudança brusca de posição, principalmente da cabeça. Ao levantar do chão rapidamente, ou mesmo de aparelhos como o Leg Press 45°, há uma mudança brusca no fluxo sanguíneo e com isso, a tontura acontece. Geralmente, a razão para isso é o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo (por isso, tão comum no Leg Press).

Evitar levantar muito rápido é a solução mais fácil. Se ainda assim as tonturas acontecerem, em exercícios como agachamento ou stiff, busque usar estes movimentos de forma mais lenta e reduza a sua participação no treino. Assim que for melhorando, pode ir aumentando o volume destes exercícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *