Treino com TRX: melhores exercícios, execuções e cuidados – Treino Mestre

O TRX (Total-body Resistance Exercise que traduzido significa Exercício de Resistência do Corpo Inteiro) é uma excelente ferramenta de trabalho para quem quer um treino efetivo e não tem, muitas vezes, a infraestrutura adequada.

Como ele pode ser fixado em locais diversos e oferece uma infinidade de movimentos, o TRX é muito interessante para o trabalho de força.

Somamos isso ao fato de que ele irá provocar uma instabilidade nos exercícios, que irá exigir mais das unidades motoras e teremos um contexto bastante interessante. Desta maneira, é fundamental que você utilize-o com inteligência em seu treino.

Para te ajudar, selecionamos alguns exercícios e formas de trabalhar com o TRX, para otimizar seu treino!

Exercícios com TRX

O TRX é uma faixa dupla, fixada em um ponto alto. Mesmo com esta simples configuração, temos uma infinidade de possibilidades de trabalho com a utilização do TRX. É possível treinar praticamente todos os grandes grupos musculares, com o TRX.

Veja alguns exercícios que selecionei para que você possa utilizá-lo de uma forma inteligente.

1- Exercício para costas com TRX

Watch this video on YouTube

Este exercício mostrado no vídeo, é uma das possibilidades mais interessantes para o trabalho de dorsais e de forma indireta, para bíceps. Basicamente, se analisarmos a mecânica do movimento em si, temos uma puxada, muito comum nos treinos de musculação.

A grande diferença está no posicionamento do corpo. Como ele precisa se manter estável para que haja um trabalho mais efetivo, há a solicitação estática dos músculos da região do core. Com isso, o trabalho é mais efetivo para aspectos mais gerais e funcionais.

Falando especificamente do movimento, neste caso do vídeo temos uma pegada aberta. Porém, podemos posicionar os cotovelos ao lado do corpo e ter uma pegada fechada, que trabalhará os mesmos grupos musculares, mas com a utilização de outras unidades motoras.

Para intensificar ou tronar o trabalho mais fácil, podemos tanto alterar o posicionamento das mãos, com pegadas mais abertas ou fechadas, como também, modificar o ângulo e a posição do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *