Fiat: três carros icônicos da montadora
Em 9 de julho de 1976, a Fiat iniciou sua trajetória no Brasil, a partir do Polo Industrial de Betim (MG), para se tornar a montadora líder. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2021 teve 22,1% de participação do mercado total. Dos mais de 16 milhões de carros produzidos, muitos se destacaram e foram fundamentais para a montadora italiana. Confira três deles!
Fiat Uno
O Fiat Uno foi lançado na Europa 1983 e um ano depois aqui no Brasil para suceder, a passos lentos, o 147. Com assinatura de Giorgetto Giugiaro, foi um dos automóveis mais revolucionários da Fiat. O desenho “quadradinho” fez com que o modelo fosse apelidado de Botinha Ortopédica.
O compacto de sucesso tinha um excelente aproveitamento de espaço, grande área envidraçada e oferecia soluções ergonômicas para o motorista. Por exemplo, o painel com comandos satélites, como do limpador do para-brisa.
O carro Uno brasileiro, no entanto, teve de se adequar às condições de nossas ruas e aos fãs do 147. Mas isso não foi um problema: pelo contrário, deixou o carro mais “exclusivo”. A plataforma utilizava elementos do hatch antecessor e a herança mais elogiada era a suspensão traseira. Enquanto o italiano tinha eixo de torção com molas helicoidais, o “canarinho” tinha o jogo independente, com feixe de molas transversal.
Fiat Fiorino
A primeira Fiorino foi uma picape e continuou com a mesma lógica da variante “comercial leve” do 147. Ou seja, usava base de um carro de passeio para virar um veículo de carga. O veículo nasceu em 1988 e foi, praticamente, o pontapé inicial para a empresa da Itália ser referência no segmento até hoje. Afinal, a Fiorino já vendia a imagem de robustez.
Com capacidade de carga de até 620 kg, possui caçamba generosa, a qual o volume chegava a 967 litros na área com 2,1 m². Para aguentar o tranco, a suspensão ganhou feixes de molas com quatro lâminas, porém, em 1994, implantou um robusto eixo rígido.
A Fiat Fiorino Pickup começou com motor 1.3, foi uma tendência, e logo depois adotou variantes com 1.0, 1.5 e também 1.6. Uma curiosidade é que o carro até teve uma inusitada série no canal MTV. Foi produzido até 1999, dando lugar a uma picape que fez ainda mais sucesso, a Nova Strada. Sua variante Furgão durou muito mais, até o ano de 2013. Foi quando uma segunda geração começou a ser baseada no novo Uno.
Fiat Argo
Em 2018, a Fiat deu uma bela renovada à sua gama compacta. O Palio, o Punto e o Idea saíram de cena e chegou o Argo. O “compacto premium” também ocupou a lacuna deixada pelo Bravo.
Com um estilo moderno, acabamento mais caprichado, novos motores Firefly e preços bastante agressivos, o compacto logo ascendeu. Agora, figura sempre entre os cinco carros mais vendidos em solo brasileiro, por isso é bem marcante.
I just like tthe helpful information youu supply for your articles.
I will bookkark yyour weblog and take a loo at again right here frequently.
I am fairlyy sure I will learn a lot oof neww stuff rightt right here!
Good luc forr thhe following!
Hi there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get
my blog to rank for some targeted keywords but
I’m not seeing very good results. If you know of any please share.
Cheers! I saw similar article here: Change your life
I’m extremely impressed together with your writing abilities as smartly as with the structure for your blog. Is that this a paid subject matter or did you modify it your self? Either way keep up the nice high quality writing, it is rare to see a great blog like this one today. I like revistashape.com.br ! It’s my: Affilionaire.org