Óleo de Coco: 11 Benefícios, Como usar, Cuidados e Receitas
Óleo de coco, azeite de coco ou manteiga de coco. Todos estes nomes são referentes ao mesmo produto, um óleo vegetal extraído da polpa do fruto que dá o seu nome. Este alimento é quase completamente formado por ácidos graxos, um tipo de gordura boa.
O uso do óleo de coco é variado, podendo ser encontrado tanto na estética quanto na indústria alimentícia.
A sua indicação para a saúde ainda é alvo de muitas polêmicas, embora algumas formas de uso sejam mais comumente vistas.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que é óleo de coco?
Como bem indica o seu nome, portanto, este óleo é derivado do coco. Extraído da fruta, ele pode ser obtido em processos distintos. Ainda assim, o recomendável, como norma geral, é que quanto mais puro melhor.
Hoje em dia, o óleo de coco é muito usado em produtos e procedimentos estéticos, além da sua utilização na culinária. Via de regra, ele é líquido em temperatura ambiente, ganhando outras características em temperaturas mais baixas – quando fica sólido.
Para que serve o óleo de Coco?
Podemos separar as utilizações mais comuns do óleo de coco em dois tipos. Em primeiro, aquelas que procuram melhorar a saúde. Em segundo, os que visam melhorar a aparência, por meio da cosmética.
No primeiro caso, o óleo de coco é considerado um bom alimento para quem deseja perder peso, por exemplo.
Embora contenha bastante gordura saturada, a deste alimento, em específico, tem por característica a rápida absorção, não sendo transformada em energia (e, por conseguinte, em gordura) no organismo.
Tipos de óleo de Coco
Existem dois tipos principais de óleo de coco. Um deles é o refinado, enquanto o outro é o extravirgem. Cada um possui características distintas.
Por um lado, o óleo de coco refinado é elaborado a partir do coco seco. Por outro, porém, o óleo de coco extravirgem é feito tendo como base o coco fresco.