Musculação na redução do stress e da ansiedade (6 dicas) – Treino Mestre – REVISTA VIGOR

A musculação, bem como todas as demais atividades físicas, tem uma função muito maior do que apenas estética. Elas têm um papel fundamental na redução do stress e da ansiedade.

Há milhares de estudos e profissionais conceituados que falam dos benefícios psicológicos da prática de exercícios físicos, como a musculação.  

Há inúmeras evidências que apontam que a musculação e outras atividades físicas, ajudam fortemente na redução do stress e da ansiedade.

Mas é preciso entender que mecanismos levam a isso. Afinal, stress e ansiedade são dois grandes males da vida moderna e que podem comprometer seriamente a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Por isso, é importante entender os mecanismos psicológicos e fisiológicos que desencadeiam o stress e a ansiedade.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Stress e ansiedade, dois males da vida moderna

Tanto o stress, quanto a ansiedade são mecanismos psicológicos e fisiológicos de proteção.  Assim como o medo, eles deixam o corpo mais em alerta, para sinais de perigo.

O problema é que na vida moderna, os perigos mudaram. Com isso, o stress e a ansiedade se modificaram e hoje, se tornaram 2 grandes males.

Ambos tem relação direta com o sistema metabólico. Eles desencadeiam uma série de reações, como por exemplo, aumento de hormônios como cortisol.

Porém, temos ainda os componentes psicológicos. É comprovado que há formas de amenizar o stress e a ansiedade e que estes são mais frequentes em algumas pessoas do que outras.

Por isso, o primeiro ponto a ser entendido é que o stress e a ansiedade são multifatoriais. Além disso, cada pessoa reage a eles de uma forma diferente.

Além disso, os intervalos mais curtos ajudam a melhorar a circulação como um todo, um fator fundamental para reduzir os níveis de stress.

4- Prefira treinos mais generalistas

Se o objetivo é reduzir os níveis de stress e ansiedade, seu treino precisa ser mais generalista. Os movimentos multiarticulares farão mais massa muscular ser trabalhada e irão melhorar consideravelmente a secreção de hormônios que relaxam o corpo.

Não que movimentos isolados devam ser excluídos de seu treino. Eles apenas não devem ser o foco principal.

5- Junto com o treino, busque outras formas de reduzir o stress e a ansiedade

Não é porque você está treinando, que seu stress ou ansiedade magicamente irão reduzir. Estes dois males tem uma relação direta com a forma como você pensa e encara os problemas. Por isso, em paralelo com o treino, procure aconselhamento, encontre técnicas para reduzir a ansiedade e melhore seu controle emocional.

6- Seja persistente

Não espere resultados em um ou dois treinos. As mudanças que a musculação traz para seu corpo são oriundas de processos contínuos. Não desanime ou deixe o treino de lado após uma ou duas semanas. Seja persistente!

Estas são as melhores e mais saudáveis formas de buscar reduzir a ansiedade, usando a musculação como ferramenta.

Além disso, você deve buscar ajuda e melhorar sua dieta. Sim, a dieta! Pessoas que comem muito açúcar e alimentos processados tendem a ser mais ansiosas e estressadas, devido ao alto impacto que estes alimentos produzem no sistema nervoso central.

Reduzir stress ou ansiedade é algo que envolve vários fatores e um trabalho multidisciplinar. Porém, os resultados disso são mais saúde e qualidade de vida, para viver com mais felicidade.

Sempre treine com a orientação de um bom profissional! Bons treinos!

Referências:

Tolmunen T, Lehto SM, Julkunen J, Hintikka J, Kauhanen J. Trait anxiety and somatic concerns associate with increased mortality risk: a 23-year follow-up in aging men. Annals of Epidemiology. 2014. Herring MP, Jacob ML, Suveg C, Dishman RK, O’Connor PJ. Feasibility of exercise training for the short-term treatment of generalized anxiety disorder: a randomized controlled trial. Psychotherapy and Psychosomatics. 2012. Herring MP, Jacob ML, Suveg C, Dishman RK, O’Connor PJ. Feasibility of exercise training for the short-term treatment of Hovland A, Nordhus IH, Sjobo T, et al. Comparing physical exercise in groups to group cognitive behaviour therapy for the treatment of panic disorder in a randomized controlled trial. Behavioural and Cognitive Psychotherapy. 2013. Stonerock G L, Hoffman B M, Smith P J, Blumenthal J A, Exercise as Treatment for Anxiety: Systematic Review and Analysis. Ann Behav Med. 2015. Strickland  J C, Smith M A. The anxiolytic effects of resistance exercise. Front Psychol. 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *