Qual a velocidade ideal na execução dos exercícios para ganhar massa muscular? – Treino Mestre

Na musculação há diversas variáveis que podem ser manipuladas com o objetivo de obter o melhor estímulo muscular e consequentemente maximizar os resultados em relação a hipertrofia.

Sendo assim, a velocidade das contrações musculares é um fator que pode ser manipulado de forma a estimular hipertrofia muscular e para controlar a velocidade das repetições é usada a cadência do movimento.

Porém, qual seria a velocidade adequada para se ter bons resultados em termos de hipertrofia com a musculação?

Para responder esta questão, este artigo busca explicar os tipos de contração muscular e o tempo ideal para que seja maximizada a hipertrofia.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Tipos de contração muscular

Existem dois tipos de contração muscular durante a realização dos exercícios e estas são, a isométrica e a isotônica.

Isométrica

A contração isométrica é aquela, em que não há mudança no ângulo articular ao longo do movimento, como por exemplo quando se segura a contração no fim do movimento na cadeira extensora.

Isotônica

Já na isotônica há alteração no ângulo articular durante a realização do exercício e esta se divide em fase concêntrica e fase excêntrica.

Durante a fase concêntrica ou positiva do movimento ocorre a contração muscular, onde há encurtamento das fibras musculares.

Já na fase excêntrica ou negativa, é onde há o alongamento das fibras musculares.

Controlar o tempo sobre tensão por meio da cadência de movimento é uma das variáveis que podem ser manipuladas na musculação para alcançar determinado objetivo.

Fonte PRESTES et.al. Prescrição e periodização do treino de força em academias, 2ª ed. Barueri, SP. Manole, 2016.Schoenfeld BJ, Peterson MD, Ogborn D, Contreras B, Sonmez GT. Effects of Low- vs. High-Load Resistance Training on Muscle Strength and Hypertrophy in Well-Trained Men. J Strength Cond Res. 2015 Oct;29(10):2954-63. doi: 10.1519/JSC.0000000000000958. PMID: 25853914.Muscle time under tension during resistance exercise stimulates differential muscle protein sub-fractional synthetic responses in menMaximizing Muscle Hypertrophy: A Systematic Review of Advanced Resistance Training Techniques and Methods

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *