Hipertrofia, tempo de tensão é o mais relevante? – Treino Mestre

O tempo no qual seu músculo está sendo submetido a uma elevada tensão é o mais relevante para os resultados em termos de hipertrofia? Esta é uma dúvida que paira na cabeça de muitas pessoas, inclusive profissionais.

Não que exista receita pronta ou que uma única fórmula se enquadre para qualquer pessoa.

Já falamos diversas vezes nos artigos, que tudo depende de uma série de variáveis.

Não que eu queira ser evasivo, mas realmente não tenho como indicar algo que se enquadre para qualquer pessoa.

Baseado nisso, busco trazer para vocês o que a ciência mostra de relevante. E o tema do tempo de tensão muscular e seus efeitos sobre a hipertrofia, ainda geram muitas discussões.

Veja o que a ciência diz sobre este tema!

Tempo de tensão e sua importância para a hipertrofia

Em um recente estudo de Schoenfeld (2015), foram avaliadas as  respostas hipertróficas em indivíduos bem treinados (mas não atletas) sob diferentes métodos de treinamento.

Este pesquisador ficou conhecido por uma publicação onde mostra que o alto volume de séries é o indicado para a hipertrofia. Porém, temos de ter cuidado com certas interpretações.

No estudo supracitado, foi elaborado um programa de treinamento que utilizava de  2 a 3 séries por grupo muscular por treino. Desta forma, o volume total de séries por grupo muscular foi de 6 e 9 séries por semana.

Ao final do estudo, foi possível obter resultados consideráveis em termos de hipertrofia dos músculos avaliados (tríceps e bíceps braquial, vasto lateral e braquial). Isso pode ser verificado através de verificação da espessura muscular.

Já em outro estudo, de Ceola (2008) foram avaliadas as respostas a  métodos diferentes de treinamento de hipertrofia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *