FIT

Biotipo e Somatotipo: O que é, diferenças e tipos – Treino Mestre

Uma possível resposta para esta pergunta passa pelo princípio da individualidade biológica, no qual relata que cada pessoa pode reagir de forma diferente a cada estímulo dado no treinamento.

Sendo assim, a genética é um dos fatores a serem considerados ao discutir como cada pessoa reage ao treinamento.

Porém muitas pessoas ainda confundem o fator genético com o somatotipo e neste artigo será discutido o conceito de biótipo e somatotipo, assim como a diferença entre estes.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é biotipo?

O biótipo está relacionado a genética (genótipo) e é imutável, ou seja, está ligado a características como altura, estrutura óssea, facilidade de ganhar ou perder peso e etc.

Um exemplo de biótipo é quando são comparados os tipos físicos mais adequados para uma modalidade esportiva de alto rendimento.

Geralmente atletas de ginástica tem uma estatura menor, com braços e pernas mais curtos. Por outro lado, é possível observar que atletas de basquete, por exemplo já possuem estatura maior e braços e pernas mais compridos.

Estas características destes atletas estão como diz o conceito acima, de acordo com sua genética e não podem ser modificados.

Características como a largura da cintura escapular, tendência ter uma cintura fina ou mais larga, assim como o quadril são características anatômicas, portanto também estão de acordo com o perfil genético de cada pessoa.

O que é somatotipo?

Já o somatotipo se refere ao estado atual que se encontra a pessoa e pode ser modificada com o treinamento, sendo chamado de fenótipo.

A classificação do somatotipo vem sendo utilizada também para esportes de alto rendimento como no estudo de Cabral et.al.(2011), no qual ele relata as diferenças entre os somatotipos em diferentes idades de atletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *