FIT

Exercícios monoarticulares: o que são e como podem ser utilizados no treino? – Treino Mestre

Na musculação existem diversas variáveis que devem ser levadas em consideração antes de se montar um programa de treinamento, para assim poder alcançar melhores resultados com este.

Sendo assim, a seleção de exercícios no programa de treinamento tem uma influência considerável na sua eficácia.

Para tal, é preciso conhecer os exercícios e os principais grupos musculares trabalhados neste, assim como saber quando inserir tanto os exercícios multiarticulares como os monoarticulares no programa de treinamento.

Dessa forma, é necessário fazer uma avaliação antes inserir cada um dos exercícios monoarticulares no treino, para obter assim um melhor estímulo muscular neste.

Este artigo tem como objetivo explicar o que são os exercícios monoarticulares, quais as vantagens e desvantagens de utilizá-lo na rotina de treino e como devem ser inseridos no treinamento.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que são os exercícios monoarticulares?

Os exercícios monoarticulares são os exercícios que movimentam apenas uma articulação durante sua execução e tem como objetivo focar em um determinado grupo muscular de forma a conseguir “isolar” o estímulo neste.

São exemplos  de exercício monoarticulares.

Quais as diferenças entre exercícios monoarticulares e multiarticulares?

Como dito a pouco, os exercícios monoarticulares utilizam  apenas uma articulação duramente  a execução do movimento, enquanto os exercícios multiarticulares, utilizam mais de uma articulação e grupo muscular, como a flexão de braços, o supino,  levantamento terra,  etc. Temos aqui a lista de todos os exercícios multiarticulares e o quanto cada exercício ativa o grupo muscular.

Os monoarticulares são realmente necessários?

Muito tem se discutido acerca deste tipo de exercício, pois alguns autores relatam não haver necessidade de incluir exercícios monoarticulares no treino, pois somente com os multiarticulares já seria possível ter ganho de força e massa muscular.

Porém, segundo Mannarino et.al. (2019) os exercícios monoarticulares podem  sim trazer boas respostas em hipertrofia ao conseguir “isolar” e focar em determinados músculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *