Adoçante Xilitol – O que é? Faz Mal? Preço e onde Comprar?
Alguma vez você já ouviu falar em Xilitol? Nem a respeito dos seus ótimos benefícios ou onde pode ser encontrado?
Bom, provavelmente você já tenha ouvido falar e tenha até mesmo consumido alimentos que contenha o Xilitol, mas ainda não tenha conhecimento dele ou não saiba a que se refere.
Mas não se preocupe, não é apenas você que não tem conhecimento nele, por essa razão estamos aqui hoje falando sobre ele, com o intuito de te deixar a par sobre tudo.
Dedicaremos o artigo de hoje inteiramente para essa substância, onde você poderá descobrir tudo sobre ele, suas derivações e contraindicações, afinal, ele faz bem ou faz mal para a saúde?
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que é o Xilitol?
O Xilitol é um híbrido entre moléculas de álcool e açúcar e seu nome científico é poliol.
Ele é capaz de estimular receptores que captam o sabor doce da língua, que são normalmente conhecidos como adoçantes.
É possível encontrar o Xilitol em quantidades pequenas em algumas frutas e vegetais.
Além disso, é uma substância presente em gomas, balas e outros doces sem açúcar que podem ser ingeridos por pessoas diabéticas.
O Xilitol que consumimos costuma passar por vários processos e é cerca de 5% menos doce que o açúcar e contém 60% menos calorias e por essa razão ele não contém vitaminas, minerais ou proteínas.
O Xilitol não é considerado um produto natural, justamente porque ele passa por um processo muito longo até ser comercializado. Ao final do processo se parece muito com o açúcar refinado que estamos acostumados.
– Tenha problemas em consumir produtos açucarados, como diabéticos;
– Tenha muita dificuldade em diminuir ou cortar o açúcar na dieta e com isso não conseguem manter uma alimentação saudável;
– Tenha deficiência de cálcio nos dentes e nos ossos, além de problemas recorrentes com cáries;
Apesar disso o consumo é liberado para o público em geral e indicado por conter menos calorias que o açúcar comum.
Xilitol faz mal ou não?
Não existe hoje, nenhuma pesquisa que comprove que o Xilitol pode fazer mal a saúde, inclusive, a própria ANVISA, tem a substancia como segura, sem esquecer-se de mencionar que a Organização Mundial da Saúde também.
Pesquisas revelaram que é possível consumir até 1,5 quilo dele por mês, sem não ter nenhum problema de saúde.
Conclusão
Podemos concluir então que assim como varias substancias, o Xilitol pode fazer mal a saúde quando diretamente ligado a quantidade que deve ser consumida por cada pessoa.
Porém, como notamos no artigo acima, o Xilitol proporciona mais benefícios a saúde do que malefícios, afinal de contas, ele pode além de contribuir no emagrecimento, ele também pode ser ingerido por pessoas que são diabéticas.
Mas claro, recomendamos que antes de iniciar o uso, é muito importante consultar um médico.
Por essa razão, é de extrema importância que você se atente aos detalhes na hora de consumir a substância, prezando sempre pela sua saúde e bem-estar.