Número de séries para a hipertrofia: existe algum número ideal? – Treino Mestre

A hipertrofia é o objetivo de muitos praticantes de musculação que frequentam a academia.

Para conseguir bons resultados e aumentar o volume muscular é essencial contar com um treino que consiga estimular de maneira eficaz os grupos musculares e assim conquistar este objetivo.

Todavia, para ter êxito e conseguir bons resultados em relação a hipertrofia, o treino deve levar em consideração diversas variáveis que influenciam tanto no volume como na intensidade deste.

Sendo assim, o número de séries também deve ser analisado ao prescrever o treino, para que assim este possa ser eficiente e trazer melhores resultados.

Leia também:

+ Descanso entre as séries: Existe um tempo ideal de intervalo?

Então há um número exato de séries para hipertrofia?

Segundo Prestes et.al.(2016) o número de séries pode variar de acordo com o grau de condicionamento de cada praticante.

Para iniciantes, segundo o autor, a quantidade de séries sugerida é de 1 a 3 por exercício.

Já para os intermediários são sugeridos um número maior de séries por exercício e são recomendadas de 3 a 4 séries em cada um destes.

Os avançados são os que possuem o maior volume de séries no treinamento, sendo indicado para estes segundo o autor de 3 a 6 séries por exercício no treino.

Em outro estudo, na meta-análise feita por Schoenfeld, Ogborn e Krieger (2017), o objetivo foi conhecer a relação entre o número de séries por semana em cada grupo muscular e sua influência na hipertrofia.

Fonte PRESTES et.al. Prescrição e periodização do treino de força em academias. 2ª ed. Bauru,SP. Manole, 2016.SCHOENFELD,Brad; OGBORN, Dan; KRIEGER, James. Dose-response relationship between weekly resistance training volume and increases in muscle mass: A systematic review and meta-analysis, Journal of Sports Sciences, 35:11, 1073-1082, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *