Mesomorfo, 10 dicas de treino e dieta para ter mais resultados!

Os mesomorfo são considerados aqueles de genética abençoada. Apresentam uma facilidade de ganho de massa muscular (hipertrofia) e facilidade de redução de seu percentual de gordura.

Porém, se o mesomorfo não treinar da maneira adequada, se sua dieta não for bem pensada, esta genética favorável acaba sendo jogada no lixo.

São inúmeros fatores que serão responsáveis pelos bons resultados. Ser mesomorfo é uma facilidade, mas não o ponto isolado que vai te fazer ter sucesso com seu treino!

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Como saber se sou mesomorfo?

Podemos definir os mesomorfos como pessoas com ombros largos e cintura estreita, braços e coxas fortes, poucas reservas de gordura corporal, peito largo e facilidade em hipertrofiar.

Arnold Schwarzenegger, Ronnie Coleman, Fernando Sardinha e muitos outros fisiculturistas se enquadram neste biotipo.

Porém algumas pesquisas de análise morfológica apontam que cerca de 10 a 15% da população apenas tem características mesomórficas.

Porém, somente o fato de ser mesomorfo não garante um corpo simétrico e hipertrofiado.

Apesar das facilidades que a genética deu de presente para eles, um treino e uma dieta de qualidade são fundamentais para que os bons resultados sejam obtidos.

Pois é bastante comum um mesomorfo não se cuidar e nem treinar direito e acabar tendo ganhos de peso e aumento da gordura corporal.

Como os tipos físicos acabam sofrendo inúmeras influencias de fatores ambientais, é possível que um mesomorfo acabe se tornando um endomorfo, se não tiver cuidado, principalmente com a dieta.

Eles fazem parte deste processo, mas são os ombros mais largos que dão a maior sensação de volume.

Como a cintura fina e os ombros largos são uma das características marcantes do mesomorfo, o treino de ombros deve ser uma das bases na busca por este corpo em V.

Exercícios como elevações e desenvolvimento, precisam fazer parte de sua rotina de treinos.

5- Aeróbicos devem ser vistos de forma estratégica

Diferentemente do que acontece com o endomorfo, que tem mais dificuldades de perder gordura, o mesomorfo não precisa de trenos aeróbicos em todas as fases.

No geral, usamos o aeróbico na fase de polimento, quando buscamos mais definição muscular ou na base, quando queremos aumentar o Vo2 máximo.

Mas tudo depende de suas individualidades. Por isso, o treino aeróbico deve ser visto como uma estratégia e pensado de forma inteligente.

O mesomorfo precisa de treinos constantes e intensos para conseguir melhores resultados. Por isso, é muito importante a periodização e a progressão nos estímulos.

Dieta para mesomorfo

O mesomorfo tem uma genética favorável, mas sem dieta, ele não chegará a lugar nenhum. A forma como ele vai utilizar os alimentos, depende de cada fase da periodização.

6- Controle na alimentação

É muito importante que ele ingira quantidades necessárias de proteínas e carboidratos, sem esquecer das “gorduras boas”, que auxiliam sobre tudo na parte hormonal. 

A ingestão de lípidos pelos mesomorfos não precisa ser tão controlada como a dos endomorfos, mas isso não significa que podem relaxar também.

Tudo precisa ser bem elaborado não só para ter um ambiente anabólico mais intenso e proporcionar ganhos musculares, mas principalmente manter o que conquistou. 

Leia também => Dieta – Lista de alimentos saudáveis para comprar no mercado

7- Quantidade recomendada

As quantidades aqui, podem variar. Falando especificamente das proteínas, indica-se pelo menos 1,5 gramas de proteína por kg corporal, sempre lembrando que elas devem ser de alto valor biológico. Isso vai aumentar a síntese proteica e trazer um aumento de massa muscular.

Além disso, para melhorar o ambiente anabólico, o mesomorfo precisa comer proteínas de boa qualidade, em todas as principais refeições do dia.

Dependendo da fase em que ele se encontra do treinamento, até mesmo os lanches do meio da manhã e da tarde, precisam de boas doses de proteína.

8- Atenção aos carboidratos

Quanto aos carboidratos, não foge muito aos demais. Sempre priorize os carboidratos complexos  de baixo índice glicêmico ao longo do dia, e deixe para consumir os de alto índice glicêmico no pós-treino.

9- Suplementos

Quanto a suplementação, depende de cada caso. Se o mesomorfo consegue manter uma dieta muito bem equilibrada e chega nas quantidades necessárias de cada nutriente, não há necessidade de suplementar.

Porém, são poucos que conseguem tal feito. No geral, o suplemento acaba sendo utilizado por causa da facilidade de ingestão, como a whey protein. Mas lembre-se que isso não é regra.

10- Dia do lixo

O dia do lixo para o mesomorfo é uma boa estratégia também, e pode ser mantido em várias fases do ano, inclusive no cutting.

Erro comum

Um erro muito comum do mesomorfo é se acomodar em cima da sua facilidade em ganhar massa muscular e perder gordura, tanto na parte da dieta quanto no treino e descanso.

E essa vantagem que ele tem, se comparado aos outros tipos físicos, acaba se tornando uma desvantagem. Já que compromete seus ganhos e acaba muitas vezes, perdendo o que conquistou.

A dieta, no geral, não tem maiores preocupações. O mesomorfo precisa encontrar um bom equilíbrio, para que tenha um aumento de massa magra dentro do potencial que seu tipo físico permite.

Sempre procure um nutricionista esportivo quando for tratar da dieta, só ele pode encontrar o melhor equilibro na dieta do mesomorfo, respeitando sempre a individualidade da pessoa.

Treino, dieta e descanso devem ser as bases para isso. Treine sempre com a orientação de um bom profissional! Bons treinos!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *