Quantas vezes por semana devo exercitar cada músculo? – Treino Mestre

Não faz muito tempo que escutei uma pessoa leiga (mas que se achava “entendida”) dizer para outra que estava ao seu lado, que jamais devemos treinar um músculo mais de uma vez por semana, sob a desculpa de que isso causaria overtraining.

Que bom seria se as coisas fossem assim lineares, afinal, a vida do profissional de educação física seria muito mais fácil.

Pois bem, antes de tudo você precisa saber que não vai encontrar uma resposta pronta aqui, um número exato, pois neste caso, eu estaria desrespeitando o principio da individualidade biológica.

Ao treinar um músculo, o ideal é que ele se regenere ao máximo para o próximo treinamento, com a base de uma boa alimentação e de um descanso eficiente, para que ocorra a supercompensação e consequentemente, o desenvolvimento muscular.

Porém, isso não quer dizer que você precisa treinar apenas uma vez por semana cada grupo muscular, pois a questão da intensidade do treino e também da recuperação, podem estar atreladas a diversos fatores.

Como saber quantas vezes por semana devo treinar cada músculo?

Para responder a pergunta acima, precisamos estabelecer certas situações.

Para que o treino de hipertrofia seja eficiente, você precisa recuperar sua musculatura do estímulo gerado pelo treino, certo? Mas dependendo do caso, do objetivo e da pessoa, esta recuperação não precisa ser totalmente completa, pois em determinados casos, você pode aumentar o estímulo para obter melhores resultados.

Por exemplo, você treina um grupo muscular grande, como quadríceps, na quarta-feira e volta a treinar o mesmo grupo no sábado, sendo que você descansa totalmente no domingo.

Neste caso, a supercompensação pode ser potencializada em casos específicos, ou seja, não é via de regra.

O controle deste tipo de estratégia de treinamento deve ser feita por um profissional de educação física, que vai conseguir calcular com mais eficiência os estímulos e a recuperação de cada treino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *