MTB – 8 dicas para iniciantes em trilhas de Mountain bike – Treino Mestre – REVISTA VIGOR
O MTB (Mountain bike) ou ciclismo de montanha, vem tendo um enorme crescimento. Veja agora algumas dicas importantes e cuidados que todo iniciante deve ter!
Imagine aquele sábado de manhã. Você sai de casa e vai pegar uma das suas primeiras trilhas de MTB. Bate um receio, não é? Natural, afinal, como qualquer esporte de aventura, a MTB também tem desafios e alguns cuidados que precisam ser tomados para que não haja acidentes.
Neste sentido, selecionamos 8 dicas para iniciantes em trilhas de MTB, que vão te ajudar a ter mais segurança e muito mais diversão!
Dicas para ter uma trilha de MTB mais segura e divertida
Primeiramente, precisamos entender o que pode ser considerado um iniciante. Afinal, não é por que uma pessoa fez uma ou duas trilhas, que deixa de ser iniciante.
O iniciante é aquela pessoa que pratica, o Mountain bike de maneira contínua, por menos de 6 meses. Desta maneira, ele ainda está em fase de adaptação. Se você faz parte deste perfil, estas dicas serão de grande ajuda!
1- Comece devagar e por locais conhecidos
Muitos acidentes em trilhas de MTB acontecem por que o praticante não está familiarizado com questões que envolvem o controle da bike, como o melhor momento e a forma mais adequada de frear.
Por isso, comece devagar, segurando a velocidade e em trilhas menos íngremes. Isso fará com que você tenha mais segurança no trajeto e reduza muito o risco de acidentes.
Não há o menor problema em descer uma trilha em uma velocidade mais lenta. Afinal, você precisa se preocupar também com a questão da pilotagem.
Com isso, preocupe-se com a progressão na dificuldade das trilhas, tome cuidado para não exagerar.
Se uma trilha é muito complexa, com muitas pedras e obstáculos difíceis, espere um pouco para encará-la. Primeiro ganhe experiência.
2- Equipamento de segurança é obrigatório!