Pectina – Para que serve, função, benefícios, se emagrece e onde encontrar

A pectina faz parte da dieta humana desde os primórdios da civilização. A substância foi avaliada e declarada inofensiva diversas vezes do ponto de vista toxicológico. Há inúmeros países que a reconhecem como inofensiva e valiosa. Mas afinal, o que é a pectina?

Gelatinização ou solidificação: É esta a ideia por trás do nome, do grego pectos. A característica que a nomeia, é também o seu atributo principal. A pectina, descoberta somente no ano de 1790, possui inúmeras vantagens associadas.

Além dos atributos nutritivos da pectina, ela possui diversas outras aplicações. Ela atua como fibra alimentar reduzindo os níveis de colesterol LDL no sangue, melhora o trânsito intestinal e auxilia na perda de peso, ampliando a sensação de saciedade após a ingestão.

Atuando na digestão das proteínas e das gorduras no organismo, não há riscos diretamente associados à ela. Por isso, se deseja saber mais sobre a pectina, quais as suas principais aplicações, como atua e a melhor maneira de consumi-la, acompanhe e descubra.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é a Pectina

A pectina ou pectina cítrica (obtida através do processo de extração aquosa), consiste em uma fibra solúvel encontrada em abundância na casca de cítricos como a laranja, também em maçãs verdes e maçãs vermelhas, pêssego e em outros vegetais, além de tubérculos como a batata e a beterraba.

A pectina cítrica oferece diversos benefícios ao indivíduo, sendo um dos principais o emagrecimento. O que acontece, na verdade, é que a pectina enquanto fibra solúvel, retém a água criando um gel no estômago.

Este gel auxilia na digestão, além de facilitar a síntese proteica e lipídica, atuando na manutenção da boa forma corporal através da intensificação da absorção dos carboidratos pelo organismo.

Qual a função da Pectina

Além das propriedades nutricionais da pectina, ela é muito utilizada pela indústria farmacêutica sob a forma de suplemento alimentício. A sua capacidade de gelificação faz dela interessante também à indústria alimentícia.

Uma das principais funções da pectina é a redução dos níveis de colesterol LDL no sangue. O gel da pectina cria uma esponja de gordura fazendo com que os lipídios não absorvidos pelo organismo sejam eliminados.

Este mesmo gel, por suas propriedades, cria a sensação de saciedade por demandar um tempo elevado para que ocorra o esvaziamento gástrico.

Para que serve

Devido a propriedade de gelatinização da pectina, ela é utilizada como estabilizante em produtos alimentícios como geleias, concentrados e produtos de confeitaria. Além da utilização da indústria alimentícia, ela é usada na produção de fármacos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *