6 dicas para quebrar o platô de crescimento muscular dos braços

Você começa a treinar e em alguns meses de sessões e uma boa dieta, os resultados aparecem.

Porém, depois de alguns anos, por mais que você treine, parece que os resultados não aparecem. Este é o platô de desenvolvimento.

Ele pode acontecer de forma generalizada ou então, em locais isolados. No caso do platô de crescimento muscular dos braços, precisamos de algumas estratégias para mudar este cenário.

Também é importante entender que em alguns casos, o platô é uma limitação morfológica. Muitas vezes, não há espaço para que seus músculos cresçam adequadamente.

Com isso, o próprio corpo “sabota” este aumento de volume. Nestes casos, não há muito o que fazer. Porém, também não há como saber se estamos ou não neste limite.

Por isso, sempre indico mudar as estratégias. Sim, não há fórmula mágica para quebrar o platô de crescimento muscular nos braços. O que precisamos é modificar as estratégias.

Estratégias para quebrar o platô de crescimento muscular dos braços

O platô acontece basicamente, por que entramos em um ponto comum, um ponto onde os estímulos não são interpretados como algo passível de adaptação.

Por isso, para quebrar o platô, precisamos de novos estímulos. Mas novos estímulos são algo bastante particular. Por isso, precisamos pensar de forma mais específica.

Para que você conheça algumas estratégias, selecionei algumas dicas para quebrar o platô de crescimento muscular nos braços!

1- Fortaleça seus antebraços e deltoides

Muitas vezes, seu treino de braços não dá mais resultado por que não há intensidade suficiente. Só que sem fortalecer a base, não há como aumentar a intensidade. Por isso, é muito importante fortalecer seus antebraços e ombros, para que seu treino seja mais específico.

No caso dos antebraços, é muito claro o motivo. Sem um bom fortalecimento dos músculos desta região, não há como aumentar a intensidade ou a carga para o treino de braços.

No caso dos deltoides (ombros), há um processo de estabilização. Se eles não estiverem bem treinados, pode ser que seu treino seja prejudicado.

2- Alterne os estímulos tensionais e metabólicos

É importante entender que isso é algo que deve ser feito com cuidado, com base em uma periodização e precisa ser feito por pessoas bem treinadas. Caso contrário, pode ser lesivo e trazer problemas. A dieta nestes casos, precisa ser muito bem alinhada, para dar ao organismo o suporte necessário.

Quebrar o platô de desenvolvimento de qualquer músculo é uma tarefa complexa, que exige muita estratégia. O mais importante neste caso, é variar o estímulo, em busca de um maior processo adaptativo. Sempre treine com a orientação de um bom profissional! Bons treinos!

Referências: Goto, M. Effects of the Drop-set and Reverse Drop-set Methods on the Muscle Activity and Intramuscular Oxygenation of the Triceps Brachii among Trained and Untrained Individuals. J Sports Sci Med. 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *