Creatina Engorda ou Emagrece? Retém líquido? – Treino Mestre
Portanto, se você quer utilizar o suplemento para melhorar a performance não precisa se preocupar com o acúmulo de gordura.
A creatina não engorda, mas vai te promover o aumento de força. É um auxílio de verdade na melhora da performance em vários tipos de atividades e esportes como: musculação, CrossFit, treinamento funcional, natação, futebol ou luta, etc.
Se você quer aumentar seu peso, o uso da creatina traz resultados expressivos. É normal que isto aconteça pelo aumento de músculos, que são bem mais pesados que o mesmo volume de gordura. Por isso, não é muito consumido por quem quer emagrecer.
Dependendo da sua estratégia de emagrecimento, a creatina até pode ser usada, já que vai aumentar a massa magra. Contudo, o mais praticado é fazer uma dieta para emagrecer e depois usar a creatina para aumentar a massa magra.
Ainda assim, esta é uma visão bem focada na estética. Fisiologicamente falando, não há nada que a suplementação de creatina irá atrapalhar no processo de emagrecimento. Aliás, hoje em dia uma das grandes estratégias para emagrecer é aumentar a massa magra.
Leia também:
+ Creatina: Como tomar, Para que Serve e Benefícios
Creatina ajuda Emagrecer?
Por crescer o tecido muscular, que gasta bastante energia para se manter, o corpo passa a gastar mais calorias. Desta forma, por ganhar músculos, a creatina também pode ser uma maneira de emagrecer. Contudo, o peso pode se manter, ou até aumentar.
O que deve ser desconstruído é a ideia de que ganhar peso é engordar e perder peso é emagrecer.
Pensando por este lado, podemos dizer que a creatina pode sim ajudar a aumentar os músculos, e por isso, pode levar a perda de gordura.
Caso use a creatina, você pode até mesmo parar de se pesar. Use outras formas de medição como as dobras cutâneas com adipômetro, circunferência do abdômen, panturrilhas e braço com a fita métrica e até bioimpedância.
Artigos relacionados
A bioimpedância é um exame que mede a quantidade de gordura corporal por correntes elétricas.
Certifique-se de usar aparelho de qualidade que pode medir a gordura no corpo todo de forma precisa. Com isto, você terá a melhor forma de medir o quanto emagrece.
Se não for possível, a fita métrica já é excelente, além do toque e do espelho. As pregas cutâneas também funcionam bem.
Sendo assim, é possível medir resultados mais reais e não apenas um número geral do peso. É preciso saber o que aumentou e diminuiu.
Então, a creatina pode te ajudar no desempenho da atividade física, promovendo também o emagrecimento. Contudo, ainda assim, vale dizer que por aumentar os músculos e te tornar mais forte, pode te dar a impressão de que está engordando.
Se o seu objetivo é ficar com a aparência bem seca, pode não ser o melhor suplemento para você. Por outro lado, se não ligar muito para alguns quilos à mais, pode ser ideal para você.
Leia também:
+ Qual a melhor Creatina do mercado em 2020? – LISTA ATUALIZADA!
+ Creatina Universal é boa? Veja como tomar, seus resultados e preço