FIT

5 erros mais comuns no agachamento e como evitá-los! – Treino Mestre

A musculação sempre foi pautada em movimentos funcionais e naturais. Neste sentido, para o treino de membros inferiores, poucos exercícios são tão efetivos quanto o agachamento.

Porém, isso só será comprovado na prática, se tivermos qualidade na execução e evitarmos os erros mais comuns. Neste sentido, vou mostrar para você agora, os 5 erros mais comuns no agachamento e de que maneira você pode corrigi-los e evitá-los.  

Mas antes disso, você precisa entender alguns pontos importantes em termos de evolução da utilização do agachamento.

Este é um movimento complexo, com participação ativa de duas articulações complexas (quadril e joelhos), além da participação estabilizadora dos tornozelos e da coluna vertebral.

Por isso, em termos de desenvolvimento, o agachamento precisa ser feito com cuidado em relação a progressão.

Salvo casos específicos, os iniciantes precisam passar por um processo adaptativo, seguido de movimentos educativos, conforme mostramos neste artigo (Agachamento, processo educativo para melhorar a execução).

Veja agora os 5 principais erros no agachamento!

Agachamento, 5 erros principais e porque você deve evita-los!

1. Quadril em retroversão

Este é provavelmente o erro mais grave do agachamento (e talvez o mais comum). Principalmente em amplitudes mais elevadas, quando ultrapassamos o ângulo de 90°, temos de tomar muito cuidado para que o quadril permaneça em sua posição estável, sem “girar” para frente, no movimento de retroversão.

Isso porque quando o quadril entra em retroversão, retiramos grande parte do trabalho dos glúteos, ainda temos uma sobrecarga exagerada na porção lombar da coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *