Treino de corrida no verão, como evitar a queda de rendimento – Treino Mestre

Corredor sofre com o calor. Para piorar, esta é uma das épocas do ano mais movimentadas em termos de provas. O verão então, é um desafio para quem corre e quer melhorar o rendimento.

Como sabemos, o calor pode ser um grande problema para quem pratica esportes, tendo em vista que ele prejudica o rendimento. A corrida, especificamente, é uma das que mais é afetada por ele.

Desta maneira, seja para o processo de aclimatação, seja para manter ou melhorar o rendimento, o verão é um desafio. Mas isso, de forma alguma, significa que você deva deixar de treinar ou aceitar quedas bruscas de rendimento nesta estação.

É fundamental usar de estratégias adequadas para melhorar seu rendimento.

Treino de corrida no verão, algumas soluções!

1. Analise os horários de sua prova e o clima médio

De nada adianta treinar no calor, se suas provas não serão neste cenário. Caso você vá participar de provas em locais onde o calor não chega a ser um problema, pode treinar a noite ou bem cedo.

Já se você tem alguma prova, que historicamente é quente, é importante passar por um processo de aclimatação. Treinar em horários parecidos com o da prova é uma alternativa interessante.

Mas esta aclimatação não deve ser feita de qualquer forma. É importante que ela seja feita de forma gradual.

Ou você vai treinando em horários mais quentes, usando um aumento gradual da temperatura, ou ainda, treina em horários mais quentes, aumentando o volume e a intensidade de treino aos poucos.

O fundamental é encontrar alguma alternativa que torne este processo mais confortável e saudável.

2. Controle os elementos que estão ao seu alcance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *