FIT

Como escolher o melhor parcelamento de treino para seu caso – Treino Mestre

O parcelamento de treino é um elemento muito importante, pois ele dará toda a base para que você tenha melhores resultados. Veja mais sobre como escolher o melhor parcelamento de treino para você!

Quantas vezes por semana devo treinar cada músculo? Quantos dias devo descansar? De que forma posso obter melhores resultados se não tenho tempo para treinar todos os dias? Pois bem, estas são perguntas constantes que rondam a cabeça de muitos que fazem musculação. Tudo isso pode ser respondido com um bom parcelamento de treino e uma estrutura adequada de periodização. Mas o parcelamento de treino, que nada mais é do que a divisão de cada dia e do objetivo de cada sessão, é algo complexo e que precisa ser avaliado de uma forma completa.

Além disso, não existe um parcelamento que se encaixe em qualquer situação ou para qualquer pessoa. Tudo vai depender de quem está treinando, da forma como faz isso e como pode obter melhores resultados.

Para te ajudar com estas questões, elaborei uma série de questões que precisam ser levantadas para entender qual o melhor parcelamento de treino para seu caso!

Parcelamento de treino, entenda como ele pode ser escolhido!

O primeiro ponto a ser levado em conta aqui é que o parcelamento de treino é algo inserido na periodização e sem esta, fica praticamente impossível entender de que maneira podemos eleger a melhor estratégia.

Por isso, antes mesmo de falarmos em questões de parcelamento de treino, é importante entender alguns pontos da periodização.

Quando periodizamos um treino, temos uma série de modelos e pontos de vista a serem seguidos. No modelo clássico, criado pelo russo Matviev, temos períodos bem definidos e objetivos claro. Particularmente, eu prefiro usar este modelo para a musculação, pelo controle de cargas mais facilitado. Mas temos ainda os modelos de periodização não linear, mas que são mais complexos de serem aplicados.

Falando deste modelo de periodização, temos algumas situações que devem ser levadas em conta, como por exemplo, a fase em que o atleta/aluno se encontra. Para que você entenda melhor isso, no período básico, que é onde a periodização se inicia, usamos treinos com mais volume e menos intensidade. Já em períodos específicos, esta lógica muda.

Desta maneira, não há um determinado parcelamento de treino que seja aplicável em qualquer uma destas fases.

Leia também: Conheça os diferentes modelos de periodização para a musculação

Além disso, existem muitos outros fatores envolvidos. Para que você entenda melhor tudo isso, vou delimitar alguns pontos importantes na escolha do parcelamento de treino!

Como escolher o melhor parcelamento de treino, aspectos práticos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *