Ceviche – 5 Receitas fit (com tilápia, salmão e atum) – Treino Mestre

Os peixes possuem um grande valor proteico, além de serem ricos em ômega 3, um tipo de gordura boa que é essencial ao nosso organismo, ajudando a regular o colesterol e a proteger células cerebrais.

Outro componente importante presente no peixe é a vitamina B12.

Ela é uma das responsáveis pelos glóbulos vermelhos (hemácias), além de agir no funcionamento do sistema nervoso, na manutenção de diversos tecidos e na transformação de gordura em energia.

Ingredientes típicos da preparação do pescado como o limão, a cebola roxa e a pimenta também beneficiam muito a sua saúde por proporcionarem uma grande quantidade de vitaminas (A, B, C, E e K), bem como biotina, potássio e manganês.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o valor ideal para o consumo do peixe é de 12 kg por ano. Existem muitas maneiras de preparar esse alimento e hoje falaremos de um de seus pratos mais saudáveis: o ceviche.

O que é ceviche?

O ceviche é muito vantajoso por ser simples e prático em seu preparo, além de ser ótimo para quem está fazendo uma dieta fit por seu baixo teor calórico.

Trata-se de um prato feito há mais de dois mil anos por povos latino-americanos, em especial os incas do Peru. Basicamente ele é feito com peixe cru fatiado e marinado com um molho cítrico e ácido.

Quem não gosta de peixe cru não tem motivos para se preocupar: ao entrar em contato com o caldo cítrico, o peixe sofre um processo químico de desnaturação da proteína.

Isso significa que sua textura e cor ficam como se ele tivesse sido cozido.

O ceviche é ótimo tanto para ser servido como entrada quanto como prato principal, especialmente se o dia for quente.

Lembre-se de usar ingredientes frescos (para o molho e o tempero) e sempre cortar o peixe em cubinhos ou rodelas seguindo o mesmo padrão para que o suco cítrico possa ter contato com o prato inteiro.

Vale lembrar: não demore muito para servir o prato após prepará-lo. Assim você não corre o risco de ele cozinhar demais e perder sua frescura e seu sabor principal. O ideal é que o deixe marinando por no máximo 10 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *