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Treino de Abdômen – 5 Principais Erros! – Treino Mestre

O treinamento de força de uma maneira geral é altamente complexo, pois diversas variáveis estão em jogo quando se busca uma melhora da capacidade e do tamanho dos músculos esqueléticos.

Assim como já tratamos dos erros do treinamento de outros grandes grupos, como peito e pernas, neste artigo irei falar sobre os erros do treinamento dos músculos abdominais.

Estes talvez sejam os exercícios de força mais populares do mundo. Afinal todo mundo, mesmo que nunca tenha treinado, já fez “abdominais” para perder a barriga.

Para estes que ainda insistem em fazer 3 séries de 15 abdominais na esperança de ter um “tanquinho” em 3 semanas, como alguns veículos de comunicação e publicidade prometem, só restam as nossas condolências e orações.

Brincadeiras a parte, o treinamento de força para os abdominais é um pouco mais complexo, devido a sua menor amplitude articular, se comparado a outros grandes grupos. Por isso a solicitação sobre eles é mais dificultada e tem parâmetros próprios.

Músculos abdominais

Os músculos que compõe o abdômen são o reto abdominal, o oblíquos internos e externos, os iliopsoas, o retofemural e o sartório. O reto abdominal, os oblíquos são os responsáveis pela flexão da coluna.

Estes são ativados durante a abdominal tradicional, por exemplo, quando deitado, aproximamos o tórax dos joelhos, que estão flexionados.

Leia também => 11 Melhores Exercícios para Oblíquos (Abdominal Lateral)

Diferentemente dos outros grupos, os músculos abdominais também são influenciados pela respiração.

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