12 dicas de Natação para iniciantes – Treino Mestre

Um iniciante na natação pode encontrar muitos desafios na prática. Afinal, é um esporte que nem todas as pessoas tem familiaridade.

Por exigir uma qualidade motora que nem todas as pessoas tem desenvolvida, a natação precisa ser sequencial e respeitar as individualidades de cada praticante.

Neste sentido, há alguns pontos que podem ajudar bastante o nadador iniciante em sua prática. Por isso, selecionamos 12 dicas para melhorar seu aprendizado e performance na natação.

12 dicas de natação para iniciantes que vão fazer toda a diferença

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

1- Primeiramente, domine a água

Pode parecer algo infantil, ou até mesmo, óbvio. Porém, muitas pessoas começam nas aulas de natação e não se sentem totalmente seguras.

É fundamental que você trabalhe para ter mais domínio sobre a água. Exercícios de flutuação, de movimentação em diferentes posições, controle da respiração são fundamentais.

Em uma boa aula de natação, este será o primeiro ponto sempre. Mesmo que você já saiba nadar. Porém, muitas pessoas acreditam que isso é “besteira” e acabam não fazendo ou não levando esta aula à sério. Mas dominar a água, além de evitar acidentes, vai fazer com que seu desempenho seja melhorado consideravelmente.

2- Melhore sua flexibilidade

Muitas vezes, a pessoa tem dificuldade na natação, por que seu corpo não é flexível o bastante. Neste caso, os movimentos acabam ficando mais “curtos” e menos eficientes. Neste caso, uma boa melhora da flexibilidade será fundamental.

Por exemplo, se você possui um encurtamento posterior dos membros inferiores, não terá a mesma eficiência na “pernada”, sendo que o movimento será menos efetivo. O mesmo vale para todos os demais grupos musculares.

Além disso, a melhora da flexibilidade ainda está ligada a uma consciência corporal mais eficiente e segura.

3- Abuse dos movimentos educativos

Não tenha preguiça de fazer exercícios educativos!

Os movimentos educativos são fundamentais para melhorar a sua eficiência ao nadar. Porém, muitas vezes as pessoas têm “preguiça” de ficar fazendo estes movimentos.

Isso vai trazer inúmeras limitações futuras e acaba comprometendo a qualidade dos treinos. É muito importante que você trabalhe com a respiração bilateral, buscando fortalecer a respiração também em seu lado mais fraco.

Desta maneira, você conseguirá se desenvolver muito melhor na natação. Muitas vezes, não é possível respirar dos dois lados. Principalmente em provas mais rápidas. Porém, é importante saber fazer isso em ambos os lados, para que você não tenha dificuldades em determinados momentos.

11- Fortaleça seu core

Como já citamos acima, o tronco é fundamental para a natação. Desta maneira, se trabalharmos com os músculos do core (lombares, abdominais e oblíquos), teremos uma melhora considerável na qualidade do nado.

Estes músculos já são altamente solicitados durante o nado, mas precisam de exercícios específicos. Além dos tradicionais, é interessante também trabalhar com movimentos isométricos, que vão melhorar a resistência muscular localizada.

12- Treine!

Se há uma forma de ter bons resultados com a natação é treinando. É óbvio, eu sei. Mas muitas pessoas acreditam que indo uma vez por semana, já é o suficiente.

Você precisa de um acúmulo de estímulos para ter bons resultados. Caso contrário, seu corpo não recebe os estímulos para gerar uma adaptação adequada. Por isso treine, no mínimo 2 vezes por semana e faça isso de forma contínua.

A natação traz excelentes resultados e tende a ser uma modalidade divertida e de alta aderência. Por isso, os iniciantes precisam tomar os cuidados citados aqui para que tenham todos os benefícios que a modalidade pode trazer. Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *