Hidroginástica emagrece? Conheça agora todos os seus benefícios – Treino Mestre

A hidroginástica é uma modalidade muito utilizada para pessoas com limitações de movimento (temporárias ou não), mas que pode ser aplicada nos diferentes cenários. Veja mais sobre ela neste guia completo!

A hidroginástica é uma modalidade muito comum e utilizada por um grande número de pessoas. Seus benefícios são muitos!

Porém, muitas vezes, a população a enxerga de uma maneira errônea, pois como qualquer outra modalidade, ela precisa ser enquadrada da forma correta.

Lembre-se que não existe modalidade melhor ou pior, existe contexto correto! Neste caso, a hidroginástica pode sim ser de grande valia!

Porém, é preciso saber de suas qualidades e limitações, para que ela possa ser empregada da melhor forma possível e possamos extrair ao máximo os seus benefícios.

Mas antes de falarmos mais especificamente de onde a hidroginástica pode ser bem utilizada, temos que entender o que é esta modalidade!

Hidroginástica, o que é de verdade?

Há uma certa confusão na utilização deste termo. A hidroginástica se refere, a realização de atividades de cunho aeróbico, dentro da água, com a utilização de equipamentos ou não.

Existem diversas variações, que usam como base outras modalidades, como a Yoga, Pilates e a corrida.

Porém, para que tenhamos antes de qualquer coisa a referência correta do que é hidroginástica, vamos avaliar as bases da mesma:

Flutuação:

Esta é considerada a primeira força física que conseguimos perceber quando entramos na água e é esta que atua em sentido contrário à ação da gravidade, causando o que conhecemos como empuxo, direcionado para cima.

De forma prática, este princípio causa uma facilitação na execução dos movimentos, reduzindo o stress biomecânico (atrito). Com isso, temos muito menos riscos de lesões e um aumento no processo de fortalecimento muscular.

Além disso, ainda temos a pressão hidrostática que exerce pressão em todas as direções, de forma igual. Os efeitos desta pressão dependem da profundidade em que o corpo se encontra.

Viscosidade:

Este é um conceito que define o atrito que ocorre entre as moléculas de um determinado elemento, neste caso específico da hidroginástica, a água.

A água é considerada de alta viscosidade quando flui de uma forma mais lenta e de alta, quando a fluidez é mais rápida.

A viscosidade da água é maior de acordo com a temperatura mais elevada e menor quando ela é mais fria.

Desta forma, de acordo com a velocidade dos movimentos, podemos ter um aumento considerável da resistência (de acordo com a turbulência) e com isso, uma maior dificuldade em movimentar a água.

Apesar de parecerem apenas conceitos saídos da física, estas bases fazem com que a hidroginástica seja muito mais efetiva, quando trabalhada da forma correta.

Um dos pontos mais importantes nisso, é que com estas bases, podemos ter progressões não apenas na carga de trabalho geral, mas na intensidade como um todo.

Apesar de algumas limitações que a hidroginástica traz, devido a sua metodologia, ela pode sim ser usada por uma grande gama de pessoas.

Mas para que isso seja de fato efetivo, precisamos de um bom profissional orientando as aulas.

Artigos relacionados

Veja agora, alguns dos benefícios da hidroginástica!

Benefícios da hidroginástica

Por se tratar de uma modalidade aquática, a hidroginástica traz as vantagens óbvias de resistência da água, redução do impacto e melhora da circulação como um todo. Mas isso seria uma resposta clichê, algo muito raso.

Devido aos fatores já apresentados aqui, a hidroginástica tem muitas vantagens para públicos específicos.

Primeiramente, as aulas de hidroginástica têm em média de 45 minutos a uma hora.

Como os intervalos de descanso na maioria das vezes são ativos, esta é uma atividade de ordem aeróbica. Desta maneira, as vantagens da hidroginástica estão nas questões metabólicas envolvidas. Como assim?

Por ser um exercício de cunho aeróbico, temos uma melhora considerável em todo o sistema cardiovascular e respiratório.

Juntando o fato da menor pressão da gravidade, pelo fato de estar com grande parte do corpo submerso, temos ainda mais facilidade para que ocorra uma vasodilatação, o que melhora a questão da maleabilidade dos vasos sanguíneos.

Mas é lógico que esta questão da circulação depende de outros fatores, mas no geral, para as pessoas que tem problemas circulatórios, a hidroginástica é a atividade mais indicada, pelo custo-benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *