FIT

Sistema de Treinamento de Choque para quem estagnou! – Treino Mestre

Extraído da Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação do mestre Arnold Schwarzenegger‎, entenda como funciona os princípios do método de treino de choque. Vídeo ao final!

Devido a aceitação e as recorrentes dúvidas sobre métodos de treinamento para hipertrofia, vou fazer uma série de alguns artigos, falando sobre vantagens, desvantagens e métodos de diferentes sistemas de treinamento visando a hipertrofia.

Antes de mais nada quero deixar bem claro que estes métodos são utilizados por atletas e amadores em estado avançado de treinamento, e na quase totalidade dos casos, são contra indicados para iniciantes ou pessoas que não tenham a hipertrofia como principal objetivo.

O sistema de treino nesse artigo é o método de choque, que nada mais é do que uma série de mudanças na rotina de treinamento para que o corpo não venha a se adaptar a determinada série de exercícios.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Como funciona o treinamento de choque

Segundo Schwarzenegger (2006) tanto os fisiculturistas quanto os amadores em estágios avançados de hipertrofia, buscam sempre treinar de forma diferente, não repetindo nem os exercícios nem as cargas e, quando repetem, mudam a ordem.

Por exemplo, em alguns dias eles treinam certos exercícios com pesos elevados e repetições baixas, e em outros, mudam os exercícios, ou então usam altas repetições e pesos menores, dando um volume e uma intensidade diferentes.

Assim, a mudança no treinamento por si só tende a fazer com que o corpo entre em estado de “choque” e mesmo que o treinamento “não familiar” não seja mais exigente do que aquele em que se estava acostumado a realizar.

O principal foco deste tipo de treinamento é evitar a adaptação do corpo as cargas que o treinamento impõe, criando assim a necessidade de melhora e desenvolvimento de toda a estrutura fisiológica que faz com que a musculatura esquelética hipertrofie.

Este método ficou bastante conhecido por ser um dos utilizados por Arnold Schwarzenegger.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *