Bodybuilding/Fisiculturismo – O que é, Sua história e Categorias

O fisiculturismo é um esporte crescente no Brasil e que atrai cada vez mais praticantes e fãs. Veja neste artigo completo, tudo o que você sempre quis saber sobre ele!

Competição de Bodybuilding e Fitness organizada pela IFBB em 2015 na Holanda.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é

O fisiculturismo, também conhecido aqui no Brasil como bodybuilding (fisiculturismo em inglês)  é um esporte que por muito tempo foi discriminado.

Porém, nos últimos anos tivemos uma grande crescente não apenas na exposição, como também no interesse das pessoas e de patrocinadores. Tudo isso fez com que ele se tornasse um esporte popular e que está na luta para se tornar olímpico.

Mas este é um esporte de muitos, muitos anos. Afinal, desde os primórdios da humanidade, comparar corpos e beleza, sempre esteve em nossa cultura. Por isso, antes de falarmos mais especificamente do fisiculturismo, precisamos conceitua-lo em um cenário histórico!

História do Bodybuilding/Fisiculturismo

Em 1965 Larry Scott aos 27 anos sendo o primeiro a vencer o Mr. Olympia, ao lado já em 2012 aos 73 anos.

A utilização de exercícios de força como competição é milenar. Na antiga Grécia e no Egito, há registros de competições de comparação de beleza e simetria de corpos. Mas foi no século XX que o fisiculturismo realmente ganhou as formas pelas quais conhecemos hoje.

Para quem conhece a estrutura do fisiculturismo atual, imaginar o esporte sem as grandes competições, é até difícil.

Porém, isso é resultado de décadas de evolução. As primeiras competições de fisiculturismo da era moderna foram realizadas no início do século passado.

A primeira grande competição foi realizada por Eugen Sandow. Este é considerado o pai do fisiculturismo e da musculação moderna, sendo um atleta completo.

Foi campeão de provas de strongman e de atletismo, mas se destacou mesmo foi por seu físico, simétrico e altamente definido.

A primeira competição de fisiculturismo não seguia exatamente os moldes de hoje, mas já começou a desenhar o perfil do esporte atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *