FIT

Repetições parciais, como utilizar? – Treino Mestre

Famosos fisiculturistas como Arnold Schwarzenegger e Ronnie Coleman já utilizaram em seus treinos a metodologia de repetições parciais. Saiba como e quando utilizar esse método.

No artigo sobre FST-7 o vídeo do famoso treinador e fisiculturista Fernando Sardinha, ele cita o método de repetições parciais, utilizado por inúmeros culturistas consagrados como Arnold, Coleman e outros.

Antes de mais nada quero deixar claro, que tanto o FST-7 quanto este método de repetições parciais, são utilizados por fisiculturistas com ótimo desempenho físico, portanto, de maneira alguma devem ser utilizados por pessoas que estão iniciando seus treinamentos de força.

Somente atletas e pessoas com treinamento avançado devem usar este tipo de treino, pois o contrário pode acarretar em lesões.

O método de repetições parciais, também conhecido como oclusão vascular, devido a sua natureza até certo ponto estática, é um método que tornou-se conhecido por fazer parte da metodologia de treino de Arnold, Coleman e outros grandes atletas.

Segundo o autor Gentil (2006), este método consiste numa contração máxima isométrica ( onde pouco se altera o tamanho do músculo durante a contração) de cerca de 20 segundos com carga de aproximadamente 10 RM seguidos por levantamentos isoinerciais normais com carga de 10 RM até a falha concêntrica.

Ou seja, o aluno/atleta vai executar repetições curtas, sem utilizar toda a amplitude de movimento, mas com uma carga muito elevada, até a falha concêntrica.

Como fazer a repetição parcial

Abaixo um exemplo das repetições parciais no supino:

Repetições Para Hipertrofia PARCIAIS!!!! – Canal do PersonalWatch this video on YouTube

Com este método, que é geralmente utilizado para a obtenção dos benefícios da oclusão vascular (redução da circulação durante o exercício, o que dará uma intensidade e sobrecarga bastante elevados) uma vez que as ações isoméricas são bastante úteis por serem eficientes em interromper o fluxo sanguíneo e acumular metabólitos, que irão aumentar as microlesões musculares.

O pesquisador Paulo Gentil (2005) fez uma pesquisa onde relata que os resultados dos estudos acerca deste método, trouxeram a sugestão de que as contrações realizadas sob condições de elevado acúmulo de metabólitos são particularmente eficientes para se produzir aumentos na massa muscular.

Assim, a realização das repetições parciais é comprovadamente um método eficiente no aumento da massa muscular, desde que se tenha uma boa condição de base para este propósito.

Como e quando utilizar as repetições parciais

O método de repetições parciais não precisa necessariamente ser utilizado sozinho. Ele pode ser um incremento de intensidade para execuções onde se busca aumentar a intensidade e depósito de metabólitos. Pode-se por exemplo, no supino executar de 7 a 8 repetições completas e 2 ou 3 parciais, para finalizar a série, onde se sobe a barra até a metade da amplitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *