Exercício Ponte, como fazer e músculos solicitados – Treino Mestre

O exercício de ponte é uma excelente maneira de trabalharmos com os músculos da região dorsal. Veja neste artigo como ele deve ser executado!

O trabalho de core é fundamental para qualquer pessoa. O fortalecimento da parte medial do corpo pode prevenir inúmeras lesões e trazer uma melhora na qualidade de vida. Exercícios como a ponte devem ser feitos constantemente, justamente para este objetivo.

A ponte é um movimento muito usado no Pilates ou no treinamento funcional, mas que pode ser feito por você que pratica musculação também!

Ponte, execução correta

Veja neste vídeo como é a execução do movimento:

Exercício "ponte" para tonificar o bumbumWatch this video on YouTube

Basicamente, a ponte é um movimento onde mantemos nosso corpo apoiado no chão, os joelhos flexionados e elevamos o quadril. Ele pode ser feito de forma dinâmica, como mostrado no vídeo (podendo ser chamado de elevação pélvica também), ou estática.

No movimento estático, o executante sobe o quadril até o ponto máximo e mantém a contração.

No geral, a execução da ponte é simples, por ser um movimento que envolve apenas uma articulação de forma mais ativa.

Porém, é muito importante tomar alguns cuidados:

– Os joelhos devem estar bem alinhados, para que no ponto máximo de elevação de quadril, eles estejam em um ângulo de 90 graus.

– É fundamental manter as curvaturas fisiológicas da coluna preservadas. Se você perder a lordose lombar no movimento, acaba perdendo a qualidade do exercício e coloca sua coluna em uma sobrecarga desnecessária.

– Os músculos abdominais devem estar contraídos durante o movimento, para que haja mais controle.

– A contração do glúteo precisa ser voluntária. Por mais que seja ele o motor primário do movimento, precisamos de conscientização no processo de contração, para intensificar o exercício.

Músculos trabalhados no exercício de ponte

Basicamente, a ponte é uma extensão de quadril. O músculo responsável por este movimento é o glúteo. De forma dinâmica, ele é o principal músculo solicitado. Porém, pela ação da gravidade, temos um trabalho sinergista dos músculos lombares e isquiotibiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *