A importância do treino de potência para idosos – Treino Mestre
Idosos caminhando pela manhã no parque. Cena comum, não é? Afinal, para idosos, o que importa é o condicionamento aeróbico, certo? Não! Idosos apresentam uma perda considerável de massa muscular e consequentemente, de força.
Neste caso, se não houver um trabalho paralelo, de aumento de força e consequentemente, de potência, teremos redução da funcionalidade.
Neste caso, o treino específico de potência, é importante para idosos?
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Entendendo por que idosos precisam de treinamento de força
Neste texto, você verá, em alguns momentos a nomenclatura treinamento de força, em outros, treinamento de potência. Ambas são complementares, mas diferentes.
Para ter um desenvolvimento de potência, precisamos de um aumento de força. Afinal, potência é uma grandeza física, dada pela equação: P= F (força) x V (velocidade).
Desta maneira, para termos uma melhora no contexto da potência, precisamos de um aumento de força. Caso contrário, teremos uma falta destes elementos e um resultado abaixo do esperado.
Leia também:
+ Musculação para idosos, o que a ciência de fato diz? (7 dicas importantes)
Importância da potência na melhora da funcionalidade
No geral, nas atividades do dia a dia, dissociar força de potência é difícil. Porém, grande parte das atividades, como levantar de uma cadeira, ou mesmo da cama, exige um certo nível de potência muscular.