Papel higiênico ou água: qual é melhor para cuidar da limpeza íntima de um bebê?

Cuidar corretamente de um bebê exige certos cuidados, tanto na alimentação com a ingestão de comidas e bebidas específicas, como em seus cuidados pessoais de higiene também. Desde a hora do banho até as primeiras trocas de fraldas, saber usar os produtos corretos para limpar uma criança faz toda a diferença.

Isso porque a pele e o organismo num todo do bebê é muito mais sensível que o corpo de um adulto, por isso todo cuidado é pouco. Muitos pais ficam na dúvida de quais produtos de higiene para o corpo utilizar na hora de trocar a fralda do bebê, se limpa suas regiões íntimas com papel higiênico, lencinhos ou apenas água na hora do banho da criança.

Com esse tipo de dúvida recorrente, separamos no artigo a seguir, algumas dicas para que você saiba quais são os melhores produtos a serem escolhidos e utilizados na hora de higienizar a região íntima de um bebê. Confira:

O papel higiênico não é recomendado para recém-nascidos

Caso seu bebê ainda possua semanas ou meses de vida, isso quer dizer que ele é um recém-nascido. Dessa forma, é um ser que necessita de muito mais cuidados específicos, ainda mais na hora da limpeza de suas necessidades.

A utilização do papel higiênico nesses bebês não é recomendada, pois a pele da criança ainda está extremamente sensível e o atrito que o papel pode fazer no seu bumbum ou área íntima na limpeza pode causar irritações e possíveis alergias em sua pele. O uso do papel higiênico na hora de trocar as fraldas de um bebê, pode passar a ser frequente após o primeiro ano, quando o corpo da criança já não é mais tão sensível quanto antes.

Opte por lenços umedecidos

Como o corpo de um bebê é extremamente delicado, principalmente nas suas partes íntimas, o melhor a se fazer é, na hora de trocar a fralda do pequeno, limpá-lo com o auxílio de um lenço umedecido, pois assim, a pele do bebê não irrita e ainda refresca um pouco a região íntima dele.

Além disso, se preferir, leve a criança direto para o banho antes de trocar a fralda, assim o pequeno já fica mais limpinho e quentinho. Porém, lembre-se de escolher lenços específicos para o cuidado de bebês e crianças. Esses produtos são mais suaves e próprios para peles mais delicadas.

Sempre finalize com talco de bebê

Muitos pais não levam o talco de bebê tão a sério, porém, trata-se de um produto extremamente importante para manter a saúde da pele dos pequenos em dia, evitando assaduras e irritações, ainda mais em dias de calor.

Ao trocar a fralda de um bebê e limpá-lo com o lenço umedecido, finalize jogando um pouco de talco na sua região íntima. Isso tirará o resto de umidade causada pelos lenços da pele da criança, deixando a pele sequinha e sem riscos de assaduras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *