Método 3S para aumento de flexibilidade – Treino Mestre
A flexibilidade é, por muitas vezes, deixada de lado no treinamento. Por isso, muitas pessoas tem uma “trava” em seu desenvolvimento.
Afinal, flexibilidade e força devem estar intimamente ligados. Se você tem pouca mobilidade, terá uma redução de força, pela mecânica prejudicada dos movimentos. Neste contexto, a utilização do método 3S é uma alternativa bastante interessante.
Melhorar a flexibilidade é muito mais do que apenas fazer aquele alongamento básico, estático. Muitas vezes, ele não é o suficiente para que haja uma melhora na mobilidade de músculos e articulações.
Neste sentido, é fundamental melhorar os aspectos gerais da flexibilidade. No caso de pessoas bem treinadas, o método 3S é bastante interessante.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que é o método 3S?
O método 3S de alongamento e flexibilidade se baseia no conceito de facilitação neuromuscular proprioceptiva, que é uma outra forma de trabalho de flexibilização muscular. O método 3S tem como objetivo, usar desta estratégia.
Basicamente, o método 3S funciona da seguinte forma:
– Inicia-se alongando um músculo até seu limite natural (onde a pessoa sente o músculo “esticando” e não consegue mais prosseguir com o movimento).
– Neste ponto, solicita-se praticante que contraia isometricamente este músculo por 8 a 10 segundos. Aqui, o tempo de contração varia de acordo com o objetivo de cada praticante.
– Após isso, aumenta-se mais o ponto de alongamento, aumentando um pouco mais o ponto de limite natural de estiramento do músculo.
Isso pode ser feito com vários músculos, mas não é um método fácil. O 3S exige controle e consciência corporal, além de exigir um bom profissional no acompanhamento.
Leia também:
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!