FIT

Musculação para Obesidade, Como deve ser? – Treino Mestre

A obesidade é um mal dos tempos modernos e atinge diferentes países e culturas. Neste sentido, a musculação para obesidade é uma alternativa muito importante para a redução destes males.

Mas diferentemente do que acontece em um treino para a hipertrofia, uma treino de musculação para um obeso tem características próprias e técnicas que devem ser respeitadas.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Ciência por traz da musculação para obesidade

Em um estudo muito importante, conduzido por Kraemer, ainda em 1999, selecionou 35 homens com excesso de peso, que foram separados em grupo controle, grupo que fez apenas dieta e um grupo que fez dieta e musculação.

Após o período de 12 semanas, a perda de peso nos três grupos de intervenção foi significativa, sendo 68% do grupo controle, 78% do grupo dieta e 97% do grupo que fez musculação e dieta.

Perceba que em escala, esta diferença de quase 20% significa uma perda bastante acentuada. Além disso, o grupo que fez musculação teve um aumento de 2 vezes em relação aos demais, no que se refere as suas taxas de metabolismo basal. E como sabemos, quanto maior seu metabolismo basal, maior será a facilidade em perder peso.

Em um outro estudo,  de Sullen (2011), foram avaliadas as respostas ao treinamento resistido, combinado ao treinamento aeróbico. Participaram do estudo 97 homens, divididos em grupo controle, grupo que fez só musculação, grupo que fez só aeróbico e grupo que mesclou as duas atividades.

O grupo que fez musculação e exercício aeróbico integrados teve um resultado acima dos demais, seguidos pelo grupo que fez musculação.

Por que a musculação é importante para obesos?

Há alguns pontos muito importantes no combate a obesidade, que podemos encontrar na musculação uma forte aliada. Neste sentido, os principais motivos para um obeso praticar musculação, são estes:

1- Elevado gasto calórico

Uma pessoa em estado de obesidade, precisa de atividades que proporcionem um elevado gasto calórico. Neste sentido, a musculação, aplicada da forma correta, com volume e intensidade equalizados da forma correta, trazem um elevado gasto calórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *