Falha Concêntrica: O que é, Como fazer e quando utilizar
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que é falha concêntrica?
Falha Concêntrica: O que é e exemplo de como fazerWatch this video on YouTube
Até não muito tempo atrás, quem treinava tinha uma preocupação bastante comum: quantas repetições devo fazer?
Hoje, a ciência vem mostrando que para quem busca a hipertrofia, o fundamental é atingir a falha momentânea de contração concêntrica, ou seja, atingir o máximo de potencial contrátil naquele dado momento.
Desta maneira, temos a certeza de estar esgotando as fibras e os substratos energéticos naquele momento. Esta é a tão falada falha concêntrica!
Ela é momentânea e em determinados casos, pode ser vencida com ajuda externa.
Mas basicamente, a falha concêntrica é o momento onde você não consegue mais vencer a carga no exercício em questão.
Porém, muitas pessoas me perguntam se devem usar a falha concêntrica em todo o treino, se devem intercalar com outros exercícios e qual o tempo de recuperação entre as séries. Exemplo de falha concêntrica no supino, é quando não conseguimos mais erguer a barra.
Na rosca, como mostramos no vídeo, quando também não conseguimos mais subir a barra e no agachamento, a falha concêntrica ocorre quando não conseguimos subir a mais com a barra.
É recomendado sempre utilizar a falha concêntrica, principalmente em exercícios de maior risco, como o agachamento ou supino, ter um companheiro para ajudar.
Um erro muito comum que vemos nas academias
Um erro muito cometido também, é que várias pessoas acham que a única forma de atingir a hipertrofia, é através da falha concêntrica em quase todos os exercícios, em várias séries e pior, ao longo do treino durante o ano inteiro.