Qual a melhor divisão de treino para hipertrofia? Iniciantes, intermediários e avançados

A hipertrofia depende de uma enorme gama de variáveis. Entre elas, uma das que é considerada fundamental é a divisão de treinos.

Diariamente em nossa sessão de perguntas e respostas no story do Instagram, que alias, se você ainda não nós segue lá, está perdendo! Clique aqui para seguir. Voltando ao assunto, a pergunta mais comum lá é: “qual a melhor divisão de treino?”

E nossa resposta sempre é: que não existe uma melhor divisão de treinos, mas sim, uma avaliação de qual se enquadra melhor para cada pessoa em determinado período.

Falamos sobre isso nesse vídeo abaixo  em nosso canal, se ainda não se inscreveu, clique aqui e se inscreva e também vamos explicar melhor com base em estudos logo abaixo no artigo.

Qual a melhor divisão de treino para hipertrofia na musculação?Watch this video on YouTube

No geral, as divisões mais comuns são a ABC, ABCD, ABCDE e por aí vai.

Muito mais importante do que estabelecer que uma destas é a melhor, é importante entender que há um elemento fundamental nisso tudo: a relação entre estímulo-descanso.

Quando, na montagem de um treino, optamos por uma ou outra divisão de treinos, optamos por uma relação entre estímulo e descanso.

Para simplificar as explicações neste texto, vou tomar como base 5 treinos por semana.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que a ciência fala das divisões de treino?

Um estudo recente (uma metanálise), conduzido por Schoenfeld (2019), resolveu analisar os principais estudos relacionados a divisão de treinos.

O objetivo do estudo foi identificar quantos estímulos semanais devem ser feitos para potencializar a hipertrofia.

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